Banabuiú: ordem de serviço beneficia 59 famílias pelo Projeto São José

12 de dezembro de 2017 - 12:11 # # # #

Mais cidadania e dignidade para o homem e para a mulher do campo. O secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, vai assinar uma ordem de serviço para implantação de sistema de abastecimento d’água na comunidade Veneza, no município de Banabuiú. A obra do Projeto São José III beneficia 59 famílias e conta com um investimento total de R$ 606.886,54.

A obra é um alívio para a comunidade rural em meio ao período mais longo de estiagem já registrado na história do Estado do Ceará. As famílias beneficiadas vão deixar de percorrer longas distâncias e aguardar semanalmente o abastecimento de chafarizes por meio de carros-pipa nas localidades onde residem. Em troca, recebem água tratada nas torneiras e no chuveiro de casa, podendo realizar as tarefas de casa com mais desenvoltura.

Somente por meio do Projeto São José, o Governo do Ceará dá início neste semestre a obras de abastecimento d’água em 81 comunidades rurais de 38 municípios cearenses. O investimento previsto com a contratação das 14 empresas responsáveis por conduzirem a implantação dos sistemas de abastecimento d’água é de R$ 46.786.078,73 e a recompensa é o bem-estar de 8.780 famílias espalhadas por todo o território cearense.

Segurança hídrica

A instalação de sistemas de abastecimento d´água é apenas uma das estratégias adotadas pelo Governo do Ceará no combate aos efeitos da estiagem prolongada dos últimos seis anos. A solução definitiva para a falta d´água nas comunidades rurais ainda é acompanhada pela perfuração de poços, entrega de adutoras de engate rápido (AMRs) e pela Operação Carro-Pipa, em parceria com o Ministério da Integração, que conta com mais de 1.800 veículos distribuindo água nos mais distantes rincões do Estado.

Além de mais de 4 mil poços, o governo Camilo Santana já entregou 350 km de adutoras de montagem rápida (AMRs) e mais de 1.110 chafarizes. Por fim, o Governo do Ceará adquiriu sete máquinas perfuratrizes, desburocratizando e barateando a perfuração de poços, e instalou 358 sistemas de dessalinização da água por todo Estado.