Hospital São José faz 46 anos com nova emergência e mais serviços

29 de Março de 2016

Com emergência e laboratório ampliados e reformados e ainda com novo serviço de tomografia computadorizada, o Hospital São José (HSJ) completa,  nesta quinta-feira (31), 46 anos de assistência à população. O HSJ, da rede pública do Governo do Estado, é referência no tratamento de pacientes com doenças infecciosas como dengue, raiva humana, tétano, difteria, coqueluche, febre tifóide, meningite, tuberculose, hepatites virais. Só na emergência são atendidos, por mês, cinco mil pacientes.

O funcionário público João Pedro da Silva é um deles. Ele ficou internado no Hospital São José em 2015 para tratamento de pneumonia e, atualmente, continua sendo acompanhado no ambulatório do HSJ. “Cheguei aqui numa situação muito difícil. Além do tratamento que recebi quando fiquei internado, foi muito importante a orientação para eu continuar sendo tratado aqui. Vou ficar 100% graças ao Hospital São José”, diz o paciente.

O ambulatório do Hospital São José realiza atendimento previamente agendado, distribuição de medicamentos e realização de exames. O hospital tem 120 leitos de enfermaria nas cinco unidades de internamento. Há uma unidade exclusiva para crianças.

Ensino e pesquisa

O Hospital São José destaca-se também como unidade de ensino e pesquisa, formando médicos infectologistas de várias instituições de ensino da medicina do Ceará, de outros estados brasileiros e até de outros países. Além de médicos, há mais de dois anos o HSJ recebe profissionais para residências em diversas áreas, como fisioterapia, nutrição, farmácia, psicologia, enfermagem e serviço social. São profissionais da Residência Integrada de Saúde (RIS), um projeto da Secretaria da Saúde do Estado que garante ampliação da educação permanente multiprofissional.

Antônio Carlos Policarpo Carmo, formado em Farmácia há três anos e residente conta que o interesse começou ainda na faculdade. “Para mim, quem clinicava era médico. Fui me familiarizando nas unidades, me aproximando dos profissionais, observando os procedimentos, fluxos. Estou vendo que é possível desenvolver farmacologia clínica”, ressalta o farmacêutico.

No HSJ está um dos mais modernos Centros de Estudos do Norte e Nordeste, reconhecido pelo Ministério da Educação. Nos últimos três anos a unidade começou a fazer parte da Rede Rute, a Rede Universitária de Telemedicina, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia que garante mais aperfeiçoamento aos serviços médicos já oferecidos e a troca de experiências com hospitais de várias regiões do Brasil e do exterior.

Programação dos 46 anos Hospital São José

30 de março, quarta-feira

8h – Alvorada no pátio do Hospital São José, Rua Nestor Barbosa, 315, Parquelândia.

9h – Café compartilhado – Hospital São José

31 de março, quinta-feira

9h – Missa – Auditório do HSJ

29.03.2016

Assessoria de Comunicação do Hospital São José
Franciane Amaral
(85) 3101-2371/ 9 8961.3880

Assinatura coordenadoria