Rodovias no Ceará terão fiscalização integrada do Detran, PRE, PRF e AMC na Semana Santa

23 de março de 2016 - 11:50

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, AMC e Guarda Municipal de Fortaleza farão operação integrada na Semana Santa deste ano, conforme anúncio nesta terça-feira (22). A operação integrada contará com 1.364 agentes, 275 viaturas e 256 etilômetros.

Os principais eixos de fiscalização são alcoolemia (com uso do etilômetro), velocidade (uso de radares), motociclistas (uso do capacete e habilitação), ultrapassagem (cuidado especial nos trechos de faixa contínua), e dispositivo de retenção e segurança, como cinto e cadeirinha (abordagem na via).

Cada órgão ficará responsável pela fiscalização da via da sua jurisdição: Detran e PRE nas rodovias estaduais; PRF nas rodovias federais: e AMC e Guarda Municipal de Fortaleza nas vias urbanas da cidade. O Detran contará com equipe de 250 agentes, que farão operações nas rodovias dos municípios do litoral, serra e sertão. E também farão operações na areia da praia, onde há concentração de banhistas, para proibir a circulação de veículos.

O comando de abertura da Operação Semana Santa Integrada será realizado às 9 horas desta quinta-feira (24), no novo Posto de Fiscalização da PRE, no entroncamento das Rodovias CE 085 e CE 090, em Caucaia, com a participação de representantes e agentes dos órgãos integrados e do Departamento Municipal de Trânsito de Caucaia (AMT).

Foi apresentado um exemplo de como ocorrerá a operação integrada, no esquema montado para a fiscalização no entorno do viaduto da Raul Barbosa sobre a BR 116, onde as vias de jurisdição dos três órgãos se cruzam e têm continuidade. A CE 402 (Avenida Senador Carlos Jereissati) é a continuação da Raul Barbosa, após cruzar a BR 116.

Os órgãos foram representados pelo diretor de Trânsito do Detran, Júlio Cavalcanti, superintendente regional da PRF no Ceará, inspetor Stênio Pires (PRF), comandante da PRF, tenente-coronel Paulo Sérgio Braga, gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito, Disraeli Brasil, e do Diretor da Guarda Municipal de Fortaleza, Antônio Azevedo, além de
representantes do AMT, de Caucaia.

A PRF vai tornar a BR 116 mão única, domingo (27), das 13h às 20h, sentido sertão-Fortaleza, a partir de Chorozinho (KM 71) até Pacajus (KM 54), numa extensão de 19,5 km, para dar vazão ao fluxo de veículos procedentes de outras regiões do estado com destino a Fortaleza. Além disso, haverá alternativas para os condutores que forem se deslocar, pela BR 116, de Fortaleza para o sertão, após esse horário: CE 253, em Pacajus, CE 040, em Cascavel, BR 304, em Aracati, e BR-116, em Boqueirão do Cesário. Ou pela CE 253, em Pacajus, seguindo até Itaipaba, CE 354, em Acarape, seguindo até Barreira.

23.03.2016

Assessoria de Comunicação do Detran-CE