Hospital São José debate segurança do paciente

8 de dezembro de 2015 - 20:20

Higienização das mãos é uma ação que parece simples e cotidiana, mas que pode salvar vidas. Para discutir sobre a importância das medidas que evitam eventos adversos e garantem a segurança do paciente hospitalizado, o Hospital São José de Doenças Infecciosas, da rede pública do Governo do Estado, realiza nesta quarta-feira (9), a partir das 8h30min, o II Seminário de Segurança do Paciente.

Na programação, palestras e debates reunirão profissionais de várias unidades de saúde para troca de experiências e elaboração de metas para melhoria do Programa de Segurança do Paciente. O Hospital São José adota as normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na atuação do cuidado aos pacientes. “Os usuários que procuram o Hospital São José, compreendem a unidade como referência. Temos que trabalhar forte e continuamente para que esses usuários sejam contemplados de acordo com as demandas que apresentam. O cuidado é reforçado com a vigilância que evita os eventos adversos”, reforça a gerente do Núcleo de Segurança do Paciente, a enfermeira Wanda Soares.

Além da higienização das mãos, é fundamental a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, como também a prevenção de quedas e outras atividades que já são práticas dos profissionais de saúde e que ganham força com a disseminação dos protocolos instituídos desde que, em 2013, o Ministério da Saúde  criou o Programa Nacional de Segurança do Paciente. A partir daí, o Brasil começou a fazer parte da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, criada pela Organização Mundial de Saúde com o objetivo de elaborar e executar medidas de melhoria no atendimento e aumentar a qualidade dos serviços de saúde para os cidadãos.

 

Serviço:

II Seminário de Segurança do Paciente
Data: 9 de dezembro de 2015 (quarta-feira)
Horário: 8h30min às 12h30min
Local: Hospital São José (Auditório D. Almeida Lustosa) – Rua Nestor Barbosa, 315, Parquelândia

Programação:

08:30 – Palestra “O Cenário da Segurança do Paciente no Brasil e no Mundo”.
Palestrante: Solange Paiva Pinto, coordenadora de Educação Permanente do Hospital Geral César Cals

09:10 – Debate “Protocolo para a Prática de Higienização das Mãos”
Debatedores: Aldaíza Marcos Ribeiro, médica, e Michely Pinto de Oliveira, enfermeira, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)

10:00 – Palestra “Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos”
Palestrante: Assuero Silva Meira, farmacêutico e membro da Gerência de Risco da Maternidade Escola Assis Chateaubriand

11:00 – Palestra “Prevenção de Flebites”
Palestrante: Ana Valeska Siebra e Silva, membro do Grupo de Acesso Venoso do Hias e professora da Universidade Estadual do Ceará

11:40 – Debate “Protocolo de Prevenção de Quedas”
Debatedores: Mona Lisa Menezes Bruno, chefe de Enfermagem da Hematologia, e Renata Rocha da Costa, enfermeira da Hematologia do Hospital Universitário Walter Cantídio

08.12.2015

Assessoria de Comunicação do Hospital São José
Franciane Amaral
(85) 3101-2371/ 8770-3090

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898