Casamento homoafetivo marca Semana da Diversidade Sexual do Ceará

28 de junho de 2015

Alegria, ansiedade e muita emoção marcaram, neste sábado (27), o 2º Casamento Coletivo Civil Homoafetivo, no Estoril, em Fortaleza. A cerimônia, realizada pela juíza Toia Vasconcelos, contou com a participação de centenas de convidados, que celebraram a união civil de vinte casais homossexuais. A ação faz parte da programação da Semana da Diversidade Sexual do Ceará.

Rperso1O casal Delson do Nascimento, 32 anos, e José Felipe dos Santos, 23 anos, oficializaram a união e falaram sobre este momento. “Hoje é um dos dias mais marcantes na minha vida e do meu companheiro Felipe, pois estamos mostrando que o amor não tem sexo. Fico muito feliz com o espaço que estamos conquistando na sociedade”, disse Delson. “Fico feliz de encontrar a pessoa que amo e oficializar nossa união. Já vivemos juntos e hoje queremos garantir nossos direitos, assim como todo casal tem”, enfatizou Felipe. 

perso22esseAs companheiras Estaelle dos Santos e Geliciane de Sousa também participaram do casamento e falaram da importância da família. “Estamos totalmente realizadas com nossa união, principalmente porque temos amigos e uma família maravilhosa que nos apoia e nos aceita”, disse Gleiciane. “Família a gente não escolhe, mas podemos escolher a que construímos”, completou Estaelle. 

A juíza Toia Vasconcelos, do cartório do Mucuripe, falou sobre o amor para os noivos e noivas e pediu que todos respeitassem as diferenças. “Parabéns a todos os casais por essa bonita atitude de oficializarem a união. Nessa vida nada vale se você não amar. Portanto, não deixem que as pessoas banalizem o que vocês sentem e amem um ao outro. Sejam felizes!”, disse.

Rdentro3Para o vereador Paulo Diógenes (PDS), organizador do evento, o matrimônio dos casais homossexuais é uma conquista e isso é bem aceito pela população. “Essa união é muito mais que simbólica é uma conquista, pois muitos casais ainda não sabem que têm esse direito, e o que me deixa bastante feliz é testemunhar a sociedade nos apoiando”, afirmou.

O coordenador especial de Políticas Públicas para LGBT, Narciso Júnior, disse que essa conquista é de todos e que continuará atuante na causa LGBT. “Essa cerimônia mostra uma conquista não só de vinte casais, mas de toda uma população LGBT que é vista com um olhar diferenciado.Vamos continuar atuando nas políticas públicas, apesar de existirem pessoas que trabalham na contramão da nossa causa”, informou.

Rdentro2No Brasil, o casamento homoafetivo ocorre desde 2011, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu a equiparação da união homossexual à heterossexual. Dois anos depois, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) decidiu que os cartórios brasileiros fossem obrigados a celebrar casamento entre pessoas do mesmo sexo, e nem se recusar a converter união estável homoafetiva em casamento.

Semana da Diversidade Sexual do Ceará

A programação será finalizada com o 1º Festival do Orgulho LGBT do Estado, o “Ceará do Meu Orgulho”, com diversas atrações do cenário LGBT e fóruns de debates. Com apoio da Coordenadoria Municipal de Políticas para LGBT’s, os shows serão realizados no domingo (28), na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O Festival simboliza o orgulho LGBT e reafirma o compromisso do Governo com as Políticas de Enfrentamento a Homofobia, bem como a valorização cultural do cenário LGBT no Ceará.

Artistas como as cantoras Mary Gomes, Lidiane Vaz e Di Ferreira (Banda The Dillas); os coletivos As Travestidas e As Divas; a ativista Lena Oxa; os DJ’s Gustavo Vibe, Ítalo Magno, Fábio Ballack, Adrian Brasil, Kaio Bastos, Marcos BDR e Alice Dote, Thiago Costta, Diego Baez, Lobinha, Leo Telles e Roberta Twiggy, são alguns dos nomes confirmados para celebrar a pluralidade do universo LGBT. O evento contará também com um Feirinha Mix de empreendedores LGBT e o lançamento de uma revista especializada.

28.06.2015

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem
wiarlen.ribeiro@casacivil.ce.gov.br

Wilson Zanini
Gestor de Célula / Reportagem

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898