Aula inaugural dá início a curso para 156 novos profissionais da Pefoce

1 de junho de 2015 - 14:44

O sonho de ingressar no serviço público está mais próximo para 156 novos profissionais que foram aprovados no Concurso Público realizado em 2011 para ingressar na Perícia Forense. A aula inaugural da segunda turma do Curso de Formação Profissional da Pefoce ocorreu nesta segunda-feira (1/6) pela manhã, no Palácio da Abolição.

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, representou o governador Camilo Santana na solenidade. Ela deixou uma mensagem aos novos alunos. “Eu desejo que vocês sejam militantes do serviço públicos na tarefa que lhes será confiada. Temos que cumprir a nossa missão, mas temos também uma missão agregada, que e esse processo gradativo de resgate da credibilidade, da confiança da população no serviço público”, comentou a vice-governadora.

Izolda Cela destacou também que o Pacto Ceará Pacífico vai buscar o apoio dos novos servidores para oferecer os resultados esperados. “Mais que a parceria com diversas instituições como o Legislativo e o Judiciário, o Pacto Pelo Ceará Pacífico vai buscar as parcerias também com os novos servidores que estão dedicados a oferecer seu trabalho ao Estado do Ceará, para que levem o conceito de que o Estado tem muito o que oferecer ao seu povo, começando pelo serviço público de qualidade”, complementou. O evento teve como palestrante a Controladora Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), Socorro França.

Raesp4Entre os alunos, Mayane Melo destacou que é o início de uma nova etapa para os profissionais. “É uma nova fase e nós temos que agradecer ao governador Camilo Santana e ao secretário Delci Teixeira (da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social) por ter acreditado em nós. Agora temos que trabalhar com afinco e mostrar que temos condição de contribuir com a melhoria da segurança pública no Ceará”, afirmou.

Cursos

Os 156 matriculados vão ocupar as vagas destinadas aos cargos de Médico Perito Legista, Perito Criminal, Perito Legista e Auxiliar de Perícia, todos aprovados no último concurso de 2011.

O curso é a segunda fase do concurso público para ingresso na Perícia Forense do Estado do Ceará e tem como objetivo complementar a seleção dos candidatos aprovados na primeira etapa, propiciando o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem dos futuros profissionais da segurança pública.

A carga horária é de 700 horas/aula, formatadas com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (SENASP/MJ). Os conteúdos ministrados visam desenvolver competências e habilidades que propiciam à capacitação funcional do candidato através de componentes curriculares como: sistema de segurança pública no Brasil, direitos humanos, fundamentos da sociologia da violência, direito processual penal, legislação da controladoria geral de disciplina, tiro defensivo, medicina legal, criminalística geral, investigação de vítimas de desastre, traumatologia forense, fundamentos de DNA forense, entre outras disciplinas.

O secretário de Segurança Pública, Delci Teixeira, comemorou a chegada dos novos peritos. “Ninguém veio pra cá trazendo soluções mágicas, ninguém tinha aqui soluções mágicas. Todos nós fazemos parte de uma equipe que diuturnamente trabalha para resolver os problemas da segurança pública no estado do Ceará. E tenho certeza que a partir de agora todos vocês também integrarão essa equipe”.

Fotos: José Wagner

01.06.2015