Números da saúde mostram tranquilidade na abertura da Fan Fest

9 de junho de 2014

Com movimento considerado tranquilo e até menor que o esperado, os Postos Médicos Avançados (PMAs) instalados no Aterro da Praia de Iracema registraram um total de 34 atendimentos na noite de domingo, 8 de junho, no lançamento nacional da FIFA Fan Fest, o evento oficial da Copa do Mundo de futebol, que ocorrerá durante os dias de jogos nas cidades-sede. O relatório foi finalizado em reunião do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS-Ceará), na manhã desta segunda-feira, 9, e enviado ao CIOCS nacional, no Ministério da Saúde. Foram atendidos nos PMAs 25 casos clínicos, a maioria por ingestão de bebida alcoólica, e nove traumas. Dos pacientes atendidos, 30 eram de participantes da festa e três eram trabalhadores, todos eles comerciantes. Trinta e dois casos receberam classificação de risco “verde”, de pouca urgência, e dois de risco “amarelo”, de urgência. Nenhum paciente foi removido para hospitais nem para outras unidades de saúde de maior complexidade.

A Vigilância Sanitária fez a inspeção de 32 serviços disponíveis ao público durante a Fan Festa. Foram inspecionados serviços de alimentação, de saúde, ambulâncias, instalações sanitárias (banheiros) e abastecimento de água. Nos serviços de alimentação houve três constatações de alimentos preparados, armazenados ou distribuídos em temperaturas inadequadas e duas de ausência de equipamentos essenciais para a preparação, distribuição ou exposição do alimento. Foram realizadas duas apreensões ou inutilização de produtos e 12 intimações ou notificações do serviço para regularização. Sob a coordenação do CIOCS, órgãos e profissionais de saúde da Secretaria da Saúde do Estado e Secretaria de Saúde de Fortaleza vão trabalhar de forma conjunta na prevenção de riscos e doenças e na prestação de serviços de recuperação da saúde em ocorrências relacionadas aos eventos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Durante o mundial de futebol, as equipes de vigilância e assistência atuarão no monitoramento de situações na Arena Castelão e entorno, nos centros de treinamento das seleções nacionais, nos PMAs e outras unidades de saúde, bares, restaurantes, rede hoteleira, rede assistencial, SAMU 192, portos, aeroportos e fronteiras, Fan Fest e outras áreas de concentração de torcedores. O CIOCS funcionará plenamente nos dias de jogos na Arena Castelão, no total de seis, durante os 25 dias de Fan Fest no Aterro da Praia de Iracema e, em dias que não houver jogo nem Fan Fest, funcionará em regime de plantão. Com a utilização de tablets, será feita a coleta de dados em tempo real, em 20 unidades de saúde, para a transmissão das informações de atendimentos exclusivamente relacionados à Copa, que subsidiarão as ações de vigilância à saúde. As reuniões do CIOCS são diárias.

09.06.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara