Programa aproxima famílias e escolas estaduais pelo sucesso da educação

6 de junho de 2014 - 19:22

Neste sábado, dia 7, das 7h30 às 17 horas, 393 escolas da rede estadual realizam a SuperAção 2014, uma competição solidária que mobiliza pais, alunos professores e profissionais para um dia de atividades esportivas, culturais e de preservação do ambiente escolar, além de sensibilizar e conscientizar para questões de interesse coletivo. Participam escolas da Capital e do Interior que integram o Programa Ensino Médio Inovador e Jovem de Futuro (ProEMI/JF). A iniciativa é resultado de uma parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), MEC e Instituto Unibanco. Às 10 horas, o secretário da Educação, Maurício Holanda, estará na Escola de Ensino Médio Domingos Brasileiro (rua Planaltina s/n, Planalto Ayrton Senna), onde haverá uma ação relativa à cultura de paz desenvolvida na rede estadual de ensino.

Esse é o terceiro ano de realização do SuperAção que reúne atividades como jogos, feiras culturais, apresentações artísticas (teatro, música, poesia), cessão de cinema para a comunidade, plantio de mudas, revitalização de jardins e de outros espaços, destinados a fortalecer o ambiente escolar para que se torne cada vez mais propício ao desenvolvimento dos estudos e atraente para o jovem, estimulando sua permanência na escola.

Conforme Régia Xavier, coordenadora do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, a ideia é integrar família e escola para que intervenham na realidade de sua instituição, assumindo a responsabilidade por melhorias consideradas necessárias e pelo bom clima coletivo. “A participação dos pais e responsáveis na escola é fundamental para a conquista de bons resultados” – frisa

Do total de participantes, 100 escolas irão desenvolver atividades de Esporte e Cultura, 124 ficarão com iniciativas voltadas ao Meio Ambiente e 169 com Melhoramento, responsável por mudanças no espaço escolar. Cada evento é planejado, conforme as necessidades da escola e horários disponíveis. As tarefas são realizadas por voluntários da comunidade escolar e recebem pontuação, de acordo com as categorias: ações de preservação; de sensibilização da comunidade; de doações, além de quantidade de participantes.

Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI)/Jovem de Futuro

A Secretaria da Educação (Seduc) aderiu ao Programa Ensino Médio Inovador (EMI), do Ministério da Educação, que utiliza o Jovem de Futuro como tecnologia de Gestão. A ação visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham bom desempenho e terminem o Ensino Médio com sucesso.

A base do Projeto Jovem de Futuro é a capacitação de um grupo de gestão, formado por integrantes da própria escola, para a criação de um Plano de Melhoria de Qualidade que é implementado ao longo de três anos, correspondente ao ciclo do ensino médio. Cada unidade define seu próprio planejamento, identificando carências e necessidades lado a lado com os parâmetros de qualidade que pretende alcançar em cada aspecto da vida escolar.

06.06,2014

Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante
jacquelinec@seduc.ce.gov.br
85 3101.3972