Escola Porto Iracema das Artes realiza Iª Semana de Arte Urbana de Fortaleza

4 de junho de 2014 - 12:11

Com o objetivo de promover ações e reflexões em torno das possibilidades de formação, pesquisa e produção no campo das manifestações artísticas de rua, a Escola Porto Iracema das Artes realiza a Iª Semana de Arte Urbana (SAU) de 05 a 07 de junho, em Fortaleza. Com oficinas, debates, intervenções de rua e apresentações musicais, o ponto alto do evento é o Simpósio Internacional de Arte Urbana, cuja programação reúne pesquisadores e artistas, com convidados de Portugal, país onde o debate sobre as artes de rua é referência para o mundo.

A Iª Semana de Arte Urbana (SAU) é resultado de um pool de parceiros, que reúne o Centro Dragão do Mar/Porto Iracema das Artes, Secretaria da Juventude/PMF, Laboratório de Estudos da Juventude (UFC), Festival Concreto, Secretariaria de Ciência e Tecnologia/PMF. A

SAU articula-se com a II Semana do Graffiti (que ocorre de 5 a 7 de junho, em diversos locais da cidade) e com o Wallpeople, evento de arte coletiva internacional que ocorre pela primeira vez em Fortaleza, no dia 7, sábado.

Segundo o presidente do Dragão do Mar, Paulo Linhares, a SAU é fundamental para provocar a reflexão sobre esse movimento underground e estas formas ´subversivas´ de expressão artística que vem ganhando notoriedade em todo o mundo. “À rua é creditada a função de vitrine a céu aberto, espaço que funciona como repositório de manifestações de resistência e experiências estéticas diversas, como graffitis, stencils, stickers, instalações e flash mobs, ainda relegadas ao ostracismo do campo cultural. Precisamos romper com o ´pré-conceito´ e a marginalização destas intervenções que vêm ampliar a percepção das artes visuais”, afirma o Presidente.

Para a diretora do Porto Iracema, Elisabete Jaguaribe, cada vez mais a rua tem superado suas formas habituais de uso, sendo também suporte e matéria-prima de uma arte que atravessa as paredes de museus e galerias para resignificar as paisagens urbanas. “A SAU será um lugar de reflexão sobre as possibilidades de formação que o Porto Iracema das Artes pretende desenvolver. Nosso programa de formação em artes visuais deseja dialogar com as experiências das artes de rua” – observa Elisabete Jaguaribe.

A professora Dra. Glória Diógenes (UFC), Cofundadora da Rede de Pesquisadores Luso-Brasileiros em Arte de Rua, a ser lançada no evento, e que integra a coordenação da SAU, observa a importância do evento. “Teremos a oportunidade de dialogar com pesquisadores que se dedicam aos estudos das artes de rua e que nos inspiram na realização da Semana de Artes Urbanas”- diz a professora que lançará no evento o documentário “AntropologiZZZando – rastos da Arte urbana em Lisboa”, resultado do pós-doutoramento da professora.

Experiência de Portugal

A I ª Semana de Arte Urbana (SAU) traz como convidados dois pesquisadores portugueses, Sílvia Câmara e Ricardo Campos. A socióloga Silvia Câmara, do Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa, é hoje uma das principais referências internacionais no debate de institucionalização das práticas de arte de rua. Responsável pelo projeto da Galeria de Arte Urbana (GAU), a socióloga coordena as políticas públicas de Lisboa na relação com as artes de rua. Sílvia Câmara participa da mesa de abertura da SAU sobre o tema Artes no urbano: entre o instituído e o instituinte.

O português Ricardo Campos é uma das mais importantes referências internacionais na pesquisa de arte urbana. Professor Doutor em Antropologia Visual pela Universidade Aberta (Lisboa), onde é vice-coordenador da pós-graduação em Estudos Juvenis e Comunitários, Ricardo Campos participará da mesa de encerramento da SAU, quando debaterá o tema “Por que pintamos as cidades”, título do livro que lançará no sábado, dia 7, no encerramento da semana.

II Semana do Graffiti

A Semana do Graffiti, realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventude, chega este ano à sua segunda edição, incluindo ações de pintura, intervenções, música e oficinas. A Semana tem curadoria do artista Narcélio Grud. A programação pode ser acessada no site: www.fortaleza.ce.gov.br/juventude e pelo fb.com/juventudefortaleza

Wallpeople

Wallpeople é um projeto internacional de arte colaborativa que acontece ao mesmo tempo em 45 cidades ao redor do mundo. Surgida em 2009, em Barcelona, a ação será realizada a primeira vez em Fortaleza, no dia 07 de junho, quando artistas e anônimos se reunirão para expor em um muro suas criações relacionadas ao tema “Tributo à Natureza”, a partir de linguagens como fotografia, ilustração, texto, colagem, tela, arte com plantas e composições feitas com materiais distintos. O painel ficará montado na Escola Porto Iracema das Artes (na lateral situada à Rua Almirante Jaceguai). Este projeto será realizado em Fortaleza pelo Fortaleza Criativa e pela SOY.

Programação da SAU

Dia 5 | Quinta

14h às 17h – Oficinas – Local: Porto Iracema das Artes

– Lambe-Lambe com Cecília Shiki (Ceci Shiki) – Atelier

– Stencil com Leandro Alves (Filtro de Papel) – Barravento

– Graffiti com Douglas Nascimento (Doug) – Pátio da Escola

Abertura da Programação

19h – Local: Porto Iracema das Artes

Paulo Linhares – Presidente do Centro Dragão do Mar e Professor Dr. do PPG em Sociologia (UFC)

Élcio Batista – Sociólogo e Secretário da Juventude/PMF

Tarciso Pequeno – Secretário de Ciência e Tecnologia/PMF e Doutor em Teoria da Computação

Glória Diógenes – Professora Doutora do PPG em Sociologia (UFC), Cofundadora da Rede de Pesquisadores Luso-Brasileiros em Arte de Rua.

Elisabete Jaguaribe – Diretora do Porto Iracema das Artes e Doutoranda do PPG em Sociologia (UFC)

> Colóquio Internacional de Arte Urbana |  Auditório – Porto Iracema

19h30 – Artes no urbano: entre o instituído e o instituinte

Palestrante: Sílvia Câmara  – Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa Galeria de Arte Urbana (GAU) e membro fundadora da Rede Luso-Brasileira de Pesquisa em Artes e Intervenções Urbanas – RAIU

Debatedores: Élcio Batista – Secretário da Juventude/Prefeitura de Fortaleza

Glória Diógenes – Professora Doutora PPG em Sociologia (UFC), Cofundadora da Rede de Pesquisadores Luso-Brasileiros em Arte de Rua.

Dia 6 | Sexta

14h às 17h – Oficinas – Local: Porto Iracema das Artes

– Lambe-Lambe com Cecília Shiki (Ceci Shiki) – Atelier

– Stencil com Leandro Alves (Filtro de Papel) – Barravento

– Graffiti com Douglas Nascimento (Doug) – Pátio da Escola

Colóquio Internacional de Arte Urbana |  Auditório – Porto Iracema

19h – Um panorama do Graffiti no Brasil

Palestrante: Binho Ribeiro  – Artista gráfico, pioneiro da arte de rua no Brasil, com intervenções nas mais importantes cidades do mundo. Curador da Bienal Internacional de Graffiti de São Paulo

Debatedores: Narcélio Grud  – Artista e idealizador do Festival Concreto

Tubarão-VTS  – Grafiteiro

Mediador: Carolina Vieira (Coordenadora de Artes Visuais dos Cursos Básicos do Porto Iracema)

Dia 7 | Sábado

15h às 18h – Ação Coletiva

Local: Porto Iracema das Artes

Prática dos alunos participantes das oficinas, no pátio do Porto Iracema da Artes, acompanhados pelos professores de cada oficina: Lambe-Lambe com Cecília Shiki (Selo Coletivo); Stencil com Leandro Alves (Filtro de Papel) e Graffiti com Doug IAC.

15h às 18h – Wallpeople: Tributo à natureza + Discotecagem da DJ Bia Turri

Local: Porto Iracema das Artes

O Wallpeople é um projeto internacional de arte colaborativa, surgido em 2009 em Barcelona, com o intuito de criar intervenções artísticas, numa experiência estética simultânea, que envolve centenas de pessoas, espalhadas pelo mundo inteiro no mesmo espaço de tempo. Em 2014, a partir do Porto Iracema das Artes, Fortaleza entra no grupo de cidades conectadas no evento, que inclui São Paulo, Rio de Janeiro, Barcelona, Lisboa, Sidney, Santiago do Chile, Cidade do México, Madrid, Bratislava, Bogotá, Bilbao, Istambul, Buenos Aires, Roma, Berlim, Valencia, Budapeste, entre outras.

 + Participação da DJ Bia Turri

> Colóquio Internacional de Arte Urbana  | Auditório – Porto Iracema

19h – Por que Pintamos a Cidade? Atores e tramas

Palestrante: Ricardo Campos – Professor Doutor em Antropologia Visual pela Universidade Aberta (Lisboa), onde é vice-coordenador da pós-graduação em Estudos Juvenis e Comunitários.

Debatedora: Glória Diógenes

20h – Lançamentos

Local: Auditório – Porto Iracema

– Lançamento da Rede de Pesquisadores Luso-Brasileiros em Artes e Intervenções Urbanas – RAIU

– Lançamento do livro “Porque pintamos a cidade?” de Ricardo Campos

– Lançamento do documentário AntropologiZZZando – rastos da Arte urbana em Lisboa, de Glória Diógenes e Davi Diógenes de Carvalho

21h – Show de encerramento

Local: Porto Iracema das Artes

Jonnata Doll & Os Garotos Solventes e realização de uma Live Paint.

Serviço:

I Semana de Arte Urbana (SAU)

De 05 a 07 de junho no Auditório do Porto Iracema das Artes

Inscrições: no site www.portoiracemadasartes.org.br

04.06.2014

Assessoria de Imprensa Dragão do Mar

Luciana Vasconcelos (85 3488.8617 – 87338829)