13 de Março: Dia Mundial do Rim. HGF promove ação voltada para a saúde renal

13 de março de 2014 - 10:42

No dia 13 de março, data instituída em alusão ao Dia Mundial do Rim, o Hospital Geral de Fortaleza, por meio do Serviço de Hemodiálise, vai promover uma mobilização para alertar sobre quais cuidados devemos ter para manter a saúde dos rins em dia. A ação acontecerá nos dias 13 e 14 de março.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, um em cada dez brasileiros tem problemas nos rins. Em busca de alertar a população sobre essa problemática, a partir das 8 horas uma equipe do HGF formada por enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas e médicos vai estar disponível, no hall do prédio Régis Jucá, para quem quiser aferir a pressão arterial e fazer exame de glicemia no sangue.

Além disso, a equipe vai distribuir material educacional informativo e prestar orientações sobre cuidados com a saúde renal. O público alvo será pacientes ambulatoriais que estão aguardando consultas, acompanhantes, visitantes e funcionários.

 

HGF É REFERÊNCIA EM TRANSPLANTE DE RIM

O HGF é referência nacional quando o assunto é transplante de rim. De acordo com dados da Central de Transplantes, em 2013, foram realizados 250 transplantes de rim de doador falecido e mais 15 de doador vivo. Desse total, 138 foram feitos no HGF. Já com relação aos transplantes de rim/pâncreas dos 10 procedimentos realizados no Ceará, 8 foram feitos nesta instituição.

Outro ponto positivo de destaque no HGF é a Central de Perfusão Hipotérmica. Com seis máquinas, a Central permite o aumento do número de transplantes de rim realizados no Ceará, pois melhora a qualidade do órgão transplantado e diminui o tempo de internação do paciente. Os órgãos são colocados nesses equipamentos que funcionam como se fossem o corpo humano. A Central de Perfusão do HGF foi a primeira da América Latina e conta, atualmente, com mais equipamentos do que outros grandes hospitais do país.

 

13.03.2014

Assessora de Imprensa do HGF

Oona Quirino

(85) 3101.7086 / 8726.1212

oona.quirino@hgf.ce.gov.br

Twitter: @Hospital_HGF