Centenário de morte de Chico da Matilde é comemorado nesta quinta-feira (06)

6 de março de 2014 - 13:26

“No porto do Ceará não se embarcam mais escravos”. O centenário de morte de Chico da Matilde, jangadeiro que passou à história como o Dragão do Mar, por ter levantado a voz contra a escravatura no Ceará, é comemorado nesta quinta-feira, 6/3. Marcando a data, o Centro Dragão do Mar, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado, e a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR), da administração estadual, prepararam uma programação especial.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizará um ato de homenagem, às 18 horas, em frente a estátua do Dragão do Mar. A solenidade contará com distribuição de flores e com apresentações culturais em tributo ao jangadeiro, com show das cantoras Liliana Araújo e Auri de Yurua e da Caravana Cultural e lançamento do seminário “De Zumbi dos Palmares a Dragão do Mar”. O show será realizado no Espaço Rogaciano Leite Filho e terá início logo após a solenidade, que contará com pronunciamentos de representantes da Secult, da Coordenadoria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade e do Centro Dragão do Mar.

Já o seminário, que será lançado nesta quinta, acontece nos dias 22 e 23 de março, também no Centro Dragão do Mar, e reunirá pesquisadores, escritores e professores para debater temas ligados aos territórios quilombolas, à abolição da escravatura no Ceará, às religiões de matriz africana, às relações históricas entre África e Brasil. Outros temas abordados serão as relações raciais (análises econômica, históricas, sociais e estatísticas), o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, saúde integral da população negra e o movimento negro brasileiro na III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e a Intolerância Correlatas.

Serviço

– Ato de homenagem a Chico da Matilde, o Dragão do Mar. Quinta-feira, 6/3, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Arena Dragão do Mar). Apresentação de maracatu e afoxé com o grupo Caravana Cultural. Entrada franca. Informações: 3488-8600.

– Seminário “De Zumbi dos Palmares a Dragão do Mar”. Dias 22 e 23 de março, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Informações: 3488-8600 (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura). Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial – CEPPIR – Gabinete do Governador do Estado do Ceará. Telefone(s): 3133-3710 – 3133-3711.

Confira a programação do seminário:

22 DE MARÇO DE 2014

8h às 9h30 // Painel 1: TERRITÓRIO QUILOMBOLA: PROCESSO DE RECONHECIMENTO E TITULAÇÃO
Conferencista: Dra. Givânia Maria da Silva – Coordenação Geral de Regularização de Territórios Quilombolas (DFQ) INCRA -DF // Jose da Guia – Antropólogo do INCRA -CE
Coordenadora da mesa: Dra. Márcia Sousa e Silva, defensora pública.

9h30 às 9h45 – Coffee Break

9h45 às 11h // Painel 2: ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA DO CEARÁ
Conferencista: Audifax Rios – Jornalista, escritor, radialista e artista plástico // Coordenador da mesa: – Ivaldo Paixão, Coordenador Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (GABGOV CEPPIR).

11h às 12h30 // Painel 3: RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA
Conferencista:Vilson Caetano de Sousa Júnior – Pós-Doutor pela Universidade Júlio Mesquita, doutor em Ciências Sociais pela PUC – SP, atualmente professor da UFBA // Coordenador da mesa: Profa. Dra. Fátima Vasconcelos – UFC

12h30 – Intervalo – Almoço

14h às 15h30 // Painel 4: RELAÇÕES HISTÓRICAS ÁFRICA/BRASIL
Conferencista: Prof. Dr. João Bosco com Pós Doutorado Ciências Políticas- Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais –UNIFOR // Coordenador da mesa: Sónia Andre – Pós- Graduada em Ensino da Arte, Mestranda em Educação Brasileira

15h30 às 15h45 – Coffee Break

15h45h às 17h15 // Painel 5 : A LEI 10.639/03 E SUA INFLUÊNCIA NA DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR
Conferencista: Profa. Dra. Vera Regina Rodrigues da Silva – Professora da UNILAB // Coordenadora da mesa: Dra. Zelma Madeira – UECE

17h15 às 17h30 // Solenidade de Abertura
Homenagem póstuma ao Presidente Dr Satiro de Oliveira Dias, ex-presidente da Província no Ceará, representado por um familiar.

17h30 às 17h45 // Apresentação Cultural

17h45 Coquetel

23 DE MARÇO DE 2014

8h às 9h30 // Painel 6: ANÁLISES ECONÔMICAS, HISTÓRICAS, SOCIAIS E ESTATÍSTICAS DAS RELAÇÕES RACIAIS.
Conferencista: Marcelo Paixão – Coordenador do Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser) – Professor da UFRJ // Coordenador da mesa: Prof. Dr. Carlos Manso – Coordenador do Laboratório de Estudos da Pobreza (Lep) do Centro de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste (CAEN)

9h30 às 9h45 – Coffee Break

9h45 às 11h // Painel 7: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL – SINAPIR
Conferencista: Eunice Léa de Moraes – SEPPIR/PR // Coordenadora da mesa: Profa. Dra. Sandra Petit – UFC

11h às 12h30 // Painel 8: PROJETO JUVENTUDE VIVA E VIOLÊNCIA
Conferencistas: Severine Macedo – Secretária da Secretaria Nacional de Juventude // Ismênio Bezerra – COJUV // Cristiano Pereira – COPIR Fortaleza // Coordenador da mesa: Dr. Roosevelt Alencar – Decreto da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP).

12h30 – Intervalo – Almoço

14h às 15h30 // Painel 9: SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA
Conferencistas: Dra. Elizabeth Costa – Ba // Coordenador da mesa: Luciana Barros – Hemoce

15h30 às 15h45 – Coffee Break