Projeto “Briançon Tempo de Brasil” realiza seleção de bolsistas nesta segunda-feira (06)

6 de Janeiro de 2014

O projeto “Briançon Tempo de Brasil”, que anualmente oferece quatro bolsas de estudo para jovens instrumentistas cearenses no Conservatório de Briançon, na França, realiza nesta segunda-feira (06), na Universidade Estadual do Ceará (Uece), a seleção dos bolsistas para o ano letivo 2014/2015. O processo seletivo se dará por meio de audições, às 08 horas, no auditório do curso de Música da Uece. O projeto é uma parceria entre o Conservatório de Briançon, Governo do Estado do Ceará, Comunidade de Municípios da Região de Briançon, a Associação de Pais e Alunos do Conservatório de Briançon (Apec) e a Associação Amigos do Piano do Ceará (Apice).

Formação musical

Criado em 2006, o projeto já contemplou 23 músicos, que obtiveram o diploma de nível médio Certificat de fin d’études musicales (Certificado de Conclusão dos Estudos Musicais) emitido pelo Conservatório de Briançon. A bolsa inclui passagens aéreas de ida e volta Brasil-França, anuidade do Conservatório, almoços diários, aulas de francês, estadia em casa de família francesa ou apartamento, ajuda de custo mensal e, no retorno ao País, concerto e workshops como contrapartida.

“Os objetivos do projeto são: aperfeiçoar artisticamente jovens cearenses em um ambiente de alto nível musical; transmitir a língua e a cultura francesa aos participantes; estabelecer uma rica troca de experiências entre os jovens, as famílias francesas e a comunidade musical de Briançon; e, especialmente, estimular a formação de músicos profissionais e o aperfeiçoamento pedagógico dos jovens professores”, explica Fernando Lage, violoncelista cearense, professor do Conservatório de Briançon e idealizador do projeto.

Processo seletivo

Os interessados em pleitear uma bolsa do projeto “Briançon Tempo de Brasil” poderão se inscrever em duas categorias, que terão dois (02) selecionados para cada uma:

Categoria A: Formação instrumental, teórica e iniciação pedagógica para jovens músicos de até 21 anos;

Categoria B: Formação pedagógica, instrumental e teórica para jovens músicos de até 28 anos, graduados ou não, que já ensinam em algum projeto musical apoiado por prefeituras, associações e/ou ONGs.

Para ambas as categorias, exige-se o ensino médio completo.
Os candidatos deverão se apresentar no dia 06 de março de 2014, às 8h da manhã, para preenchimento da ficha de inscrição e exame de pré-seleção, no auditório do curso de Música da UECE (Campus do Itaperi / Bloco F – Av. Paranjana, 1700 – Fortaleza/CE).

Documentos necessários

Para a inscrição, que é gratuita, o candidato deve apresentar:
Curriculum vitae;
Carta de motivação, na qual explica por que pretende obter a bolsa;
Fotocópia do Registro de Identidade (RG);
Uma foto 3×4;
Carta de recomendação da direção da escola ou projeto no qual ensina (para candidatos da categoria B).

Audições e pré-seleção

As audições serão realizadas no dia 06 de março, a partir das 09 horas, no auditório do curso de Música da UECE. Instrumentos contemplados e seus respectivos professores:
Clarinete (Prof. Christine Orcel)  
Flauta (Prof. Alain Daboncourt)  
Trompa (Prof. Olivier Brisville)
Trompete (Prof. François Acoulon)
Violino (Prof. Pascal Hotelier)
Violoncelo (Prof. Fernando Lage)

O exame de pré-seleção consta de uma prova de execução instrumental, na qual cada candidato deverá tocar duas peças ou estudos de estilos contrastantes (um clássico ou popular; ou um rápido e um lento; ou um barroco e um contemporâneo) com duração máxima de 10 minutos para as duas peças, além de uma entrevista com os membros da banca examinadora.

A banca é formada por professores do Conservatório de Briançon, professores da UECE, ex-bolsistas do projeto e membros da Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE). Um piano será posto à disposição dos candidatos que desejam se apresentar com um pianista acompanhador.

Anúncio dos selecionados

A seleção final será realizada pelo diretor e professores do Conservatório de Briançon, por meio dos vídeos das audições e análise das entrevistas dos pré-selecionados. O resultado final será divulgado a partir de 15 de abril de 2014. O ano letivo tem início em setembro de 2014 e segue até julho de 2015.

Observações importantes

O benefício da bolsa não inclui a compra ou a manutenção de instrumento musical;
O benefício da bolsa não garante a obtenção do visto de estudante. Os bolsistas selecionados, a serem conhecidos a partir de 15 de abril de 2014, responsabilizar-se-ão pela obtenção do passaporte até junho de 2014. O Conservatório, a APEC e a APICE se encarregam em fornecer toda a documentação necessária e orientação sobre os procedimentos para a obtenção do visto;

Os candidatos que quiserem enviar um vídeo para submeter à comissão e receber conselhos e opiniões antes da seleção podem enviar um link de vídeo postado no Youtube para o e-mail apice.ce@gmail.com até o dia 20 de fevereiro de 2014.

Serviço:

Processo seletivo para bolsas do projeto “Briançon Tempo de Brasil”
Data: 06 de março de 2014
Horário: a partir das 08 horas
Local: Auditório do curso de Música da UECE (Campus do Itaperi / Bloco F – Av. Paranjana, 1700 – Fortaleza/CE)
Inscrição: gratuita
Anúncio dos selecionados: a partir de 15 de abril de 2014
Mais informações: Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) | e-mail: apice.ce@gmail.com |(85) 3278-7405 / 8840-2425 / 8823-1793

Sobre o projeto “Briançon Tempo de Brasil”

Criado em 2006, o projeto “Briançon Tempo de Brasil” foi idealizado pelo violoncelista cearense Fernando Lage, professor do Conservatório de Briançon, cidade localizada na região dos Haute-Alpes, na França. Desde 2009, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil, anualmente, quatro jovens instrumentistas cearenses recebem bolsas para a conclusão de seus estudos na instituição, tendo como objetivo a preparação para o diploma de nível médio Certificat de fin d’études musicales. Até o momento, o projeto já contemplou 23 jovens músicos cearenses, selecionados a partir de audições e entrevistas realizadas uma vez por ano por professores do Brasil e da França, em Fortaleza. A iniciativa é realizada pela Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) e pelo Conservatório de Briançon. Em 2012, formalizou-se um convênio entre a Universidade Estadual do Ceará e o Conservatório de Briançon, o que possibilitará futuros intercâmbios de estudantes e professores, estreitando ainda mais os laços desta cooperação internacional.

Facebook: https://www.facebook.com/BrianconTempoDeBrasil

Vídeo sobre o ano letivo 2012/2013: http://www.youtube.com/watch?v=kqDzxbTTars

Mais informações para a Imprensa:
Carol Ranier (carol@raniercomunica.com – 85 8776.2357)
Karlos Emanuel (karlos@raniercomunica.com – 85 8527.6939)
Ranier Comunica | www.raniercomunica.com.br

06.01.2014

Assessoria de Imprensa da Uece

Fátima Serpa (fatima.serpa@uece.br / 85 3101.9605)