CopaMais recebe mais de 1.500 pedidos de inscrições em apenas oito horas

29 de novembro de 2013 - 20:42

O pontapé inicial para formação e capacitação de novos profissionais no mercado cearense foi lançado na manhã desta sexta-feira (29). E com estreia mais do que promissora. Somente no primeiro dia de inscrições do Curso de Formação Profissional de Massificação e Integração Social, o CopaMais, mais de 1.515 pessoas preencheram o formulário para participar do programa até as 16h30min de hoje.

A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa), com a Universidade de Fortaleza (Unifor), e tem como meta formar até 12 mil profissionais em 33 cursos em 2014. As aulas começam no dia 6 de janeiro, e nessa primeira fase, serão ofertados 12 cursos, divididos em 43 turmas, num total de 1.720 vagas.

“Não há dúvidas de que a Copa do Mundo do Brasil é uma grande oportunidade para os brasileiros. A grande vocação da nossa cidade é o turismo. E para alavancar os ótimos números deste setor, a qualificação da mão de obra se faz necessária. Atualmente, o Turismo representa 11% da receita total do Estado. O CopaMais chega para somar à já conhecida hospitalidade e alegria do povo cearense”, destaca secretário Especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa.

A cerimônia de assinatura do contrato contou com a presença do secretário Ferruccio Feitosa, da Reitora da Unifor, Fátima Veras, do Vice-Reitor de Extensão da Universidade, Randal Martins Pompeu, e do coordenador de capacitação da Secopa, Pedro Arruda.

“É uma satisfação para a Unifor poder contribuir com a formação desse público que vai trabalhar em um grande evento como a Copa do Mundo. O CopaMais é o mais bem-sucedido programa de capacitação que nós já tivemos aqui. Nosso corpo docente está preparado para auxiliar no aperfeiçoamento da mão de obra dos participantes”, revela a reitora da Unifor, Fátima Veras.

 

Inscrições abertas

Os cursos são idealizados pela Vice-Reitoria de Extensão da Unifor e abrangem as mais diversas áreas, como informática, línguas, turismo, dentre outras. Os interessados devem preencher o formulário no site da Secopa (http://www.secopa.ce.gov.br/copamais). Depois, os inscritos deverão entregar a documentação para a coordenação do curso, entre os dias 9 e 12 de dezembro, na Unifor.

Quem não conseguir vaga para as aulas em janeiro entre em lista de espera para as turmas seguintes ou também pode buscar uma segunda opção de curso. Os interessados precisam ter concluído o Ensino Fundamental. Há ainda cursos voltados para pessoas com idade entre 16 e 18 anos, como também para aqueles com Ensino Superior completo.

 

Cursos ofertados

 

01. Assistente administrativo

02. Auxiliar Administrativo

03. Auxiliar de Almoxarifado

04. Barman

05. Camareira em meios de hospedagem

06. Capacitação profissional em manicure e pedicure

07. Curso básico de agente do aeroporto

08. Curso básico de economia criativa – mosaico

09. Curso básico de espanhol para turismo e hotelaria

10. Curso básico de francês para turismo e hotelaria

11. Curso básico de guia de Turismo

12. Curso básico de inglês para turismo e hotelaria

13. Curso básico de marcenaria

14. Curso básico de primeiros socorros

15. Curso básico de recepcionista de eventos

16. Curso básico de secretariado

17. Curso básico de telemarketing

18. Curso básico para formação de garçom

19. Curso de auxiliar de eletricista

20. Curso de cosméticos artesanais

21. Curso de zelador

22. Formação de cumins

23. Formação de governanta

24. Higienização, manipulação, seleção e preparo dos alimentos

25. Informática básica

26. Libras

27. Logística empresarial e cadeia de suprimentos

28. Manutenção de computadores

29. Matemática básica e formação de custos

30. Organização de eventos

31. Portaria

32. Recepcionista em meios básicos de hospedagem

33. Técnicas de produção de saneantes e domissanitários

 

29.11.2013

Assessoria de Comunicação da Secopa

Ciro Câmara e Danielle Campos

imprensa@secopa.ce.gov.br