Funceme emite previsão para dezembro, janeiro e fevereiro

28 de novembro de 2013

A Funceme concluiu, na quarta-feira (27), a previsão climática para o trimestre dezembro, janeiro e fevereiro. Segundo o documento (obtido após análises dos modelos atmosféricos globais e dos campos oceânicos e atmosféricos), a maior probabilidade é de que as chuvas nos próximos três meses fiquem em torno na normal climatológica na maior parte das regiões cearenses. Para o setor noroeste do Estado (Região da Serra da Ibiapaba), a maior probabilidade é de chuvas acima da normal até fevereiro.

A instituição ressalta que dezembro e janeiro são os meses que compõem a pré-estação chuvosa e as médias de chuva nesse período são mais baixas que as dos meses da quadra-chuvosa, ou seja, chover em torno da média em dezembro e janeiro não significa chover muito.

Normal climatológica mensal:

Dezembro (pré-estação) – 29,2 milímetros
Janeiro (pré-estação) – 98,7 milímetros
Fevereiro (quadra chuvosa) – 127,1 milímetros

Sistemas diferentes

Os sistemas meteorológicos que atuam na pré-estação, segundo a Funceme, são diferentes dos que atuam na quadra chuvosa. Assim, não há relação entre a previsão para os próximos três meses e o prognóstico oficial da quadra chuvosa. “É preciso cautela, são períodos diferentes com sistemas distintos. Nada impede que haja chuvas razoáveis em dezembro e em janeiro mas a estação fique abaixo da média. Até gostaríamos de dar uma notícia melhor, porém, ainda é cedo para falarmos das precipitações da estação chuvosa”, destaca Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme.

Ele também informa que a divulgação do prognóstico oficial do período chuvoso de 2014 no Ceará acontecerá na segunda quinzena de janeiro.

28.11.2013

Assessoria de Comunicação da Funceme

Guto Castro Neto (85 8814.4194)