Maior evento Científico da UECE começa na próxima segunda-feira (25)

22 de novembro de 2013

Com o tema “Semana Universitária 18 Anos: Socialização do Ensino, da Pequisa e da Extensão”, a Universidade Estadual do Ceará (UECE), abre a XVIII Semana Universitária, nesta segunda-feira, 25 de novembro. O Reitor da Universidade Estadual da Paraíba, professor Antônio Guedes Rangel Júnior, ministra a conferência de abertura do evento sobre o tema Universidade, Autonomia e Desenvolvimento, que corre às 9h, no Auditório Central, no Campus do Itaperi. O reitor Jackson Sampaio preside a solenidade de abertura do evento.   

Ao longo de cinco dias, alunos e professores, tanto da UECE como de outras universidades e faculdades participam de mesas redondas, oficinas, painéis, minicursos, debates, exposições fotográficas e literárias e mais uma série de outras atividades. Na quarta-feira, 27 de novembro, acontecerá o VI lançamento coletivo de cerca de 60 livros e a II Mostra de publicações, todos editados pela EdUECE (editora da UECE), segundo informa o diretor da Editora, Prof. Erasmo Miessa Ruiz, os autores são professores pesquisadores da universidade. O tema central do encontro será debatido em mesa redonda, que acontece também, no dia 27 de novembro, às 18h. A semana prossegue até o dia 29 de novembro, (sexta-feira).

Para o Reitor da UECE, Prof. Jackson Sampaio, em perspectiva ampla, a XVIII Semana Universitária da UECE tem como meta constituir-se em momento de congregação dos diversos setores da universidade, por um lado articulando centros, faculdades e instituto, da capital e do interior, e por outro articulando ensino de graduação, ensino de pós-graduação, pesquisa, extensão social, inovação tecnológica, arte e cultura. A comunidade acadêmica vai contar com uma semana dedicada ao conhecimento científico, com uma mostra da produção qualitativa de pesquisa dos professores e dos alunos. O Reitor afirmou ainda, que este é maior evento científico, que a UECE promove anualmente, desde 1996.

A XVIII Semana Universitária constitui acontecimento-síntese da vida acadêmica da UECE, realizado por meio de edições anuais, e tem por objetivo geral divulgar os trabalhos e pesquisas dos alunos de graduação participantes da iniciação científica de todos os programas institucionais de bolsa ou voluntários da universidade, bem como divulgar os trabalhos da Monitoria, dos grupos do Programa de Educação (PET), seja os apoiados pelo Ministério da Educação (MEC), seja pelo Ministério da Saúde (PET/Saúde), dos Grupos de Extensão, das ações de Política Estudantil e de outras que sejam supervisionadas por professores pesquisadores da UECE, ou de outras instituições que desejem participar.

A Semana conta com um total de 3.697 trabalhos inscritos, sendo o Encontro de Iniciação Científica registra 1.929 trabalhos inscritos para apresentação, dos quais 50 foram inscritos para concorrer à premiação na modalidade oral. Os Encontros de Pesquisadores, de Iniciação à Docência, de Monitoria, do PET/MEC, do PET/SAÚDE e de Iniciação Artística registram, respectivamente, 974, 342, 339,37,60,16, trabalhos inscritos para apresentação. Quatro novas atividades representam as novidades desta edição de 18º aniversário da Semana Universitária. São eles, a Feira das Profissões, a Mostra de Arte e Cultura, o Projeto UECE Solidária e a Tenda da Inovação.

A programação da XVIII Semana Universitária conta com os seguintes eventos: XXII Encontro de Iniciação Científica; XVIII Encontro de Pesquisadores; III Encontro Estágio de Docência; XV Encontro de Monitoria Acadêmica; IV Encontro de Iniciação a Docência; XI Encontro de Grupos PET, XIV Encontro de Iniciação Artística, XV Encontro do Programa de Educação Tutorial – PET; XX Semana da Música; X Encontro de Comitês de Ética, II Concurso de Monografias de Especializações da UECE, II Encontro de Bolsistas de Estudo e Assistência; IV Semana Nacional do Livro e da Biblioteca; VI Lançamento Coletivo de Livros; II Amostra de Publicações; V Mostra de Extensão da UECE; II Seminário de Ações Afirmativas; II Semana da Contabilidade; I Feira das Profissões da UECE; I Mostra de Arte e Cultura da UECE; I Edição do Projeto “UECE Solidária”; I Edição da Tenda de Inovação.

A conferência de encerramento do encontro acontece no dia 29 de novembro, a qual será proferida pelo senador cearense, José Pimentel, sobre o tema “Plano Nacional de Educação e sua implicação nas universidades estaduais”. Em seguida, haverá entrega da premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos professores e alunos, que serão agraciados com menção honrosa. Os primeiros, os segundos e os terceiros colocados receberão ainda, como prêmio, livros. Os trabalhos científicos apresentados durante todo período da semana, são das áreas de conhecimento de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Linguística, Letras e Artes.

22.11.2013

Assessoria de Imprensa da Uece
Fátima Serpa ( fatima.serpa@uece.br / 85 3101.9605)