“Novembro azul” chama atenção para o câncer de próstata

5 de novembro de 2013

Desde a última sexta-feira (1º), é comum ver laço azul em destaque nas camisas, paletós e também em praças e fachadas de prédios. O laço é o símbolo do “Novembro azul”, movimento de conscientização feito em diferentes países, durante todo o mês, para alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata e cultivar a saúde do homem. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.

Aos homens que não têm tempo durante o dia, por causa do trabalho, de irem às unidades de saúde para fazer prevenções, a Secretaria da Saúde do Estado implantou um serviço noturno no Centro de Saúde do Meireles, que fica na Avenida Antônio Justa, 3113. Das 17 horas às 21 horas, o Centro atende 850 pessoas, em média, por mês. Na grande maioria homens, que são atendidos por urologista, cardiologista e clínico geral. Para as mulheres dos homens atendidos, que são, além de acompanhantes, as maiores incentivadoras deles na prevenção e do serviço médico, o Centro de Saúde do Meireles oferece ginecologistas.  Assim, o atendimento contempla o casal.

Somente no ano passado, foram realizadas 9.478 consultas no Centro de Saúde do Meireles. Lá também são feitas pequenas cirurgias, como biópsia de pênis e retirada de HPV. Especificamente no atendimento em urologia, o trabalho do centro foca na prevenção do câncer de próstata, o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e os distúrbios sexuais no homem.

O câncer de mama de próstata é um grave problema, que deve ser controlado. No Ceará, foram registrados 570 óbitos em 2010, caindo para 562 em 2011 e subindo para 599 em 2012. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2013 é que sejam registrados 2.110 casos novos no Estado, sendo 490 só em Fortaleza.  O melhor é ir sempre ao médico. Ter o diagnóstico precocemente aumenta as chances de cura.   

05.11.2013

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara