Cid Gomes entrega veículos para a saúde e anuncia novos investimentos

1 de novembro de 2013 - 18:27

O governador Cid Gomes entregou nesta sexta-feira (01) 56 novos veículos para reforçar o Programa de Saúde da Família (PSF) em 34 municípios cearenses. A entrega foi realizada no Centro de Eventos do Ceará (CEC) com a presença do secretário estadual da Saúde, Ciro Gomes. A ação vai melhorar o acesso da população aos médicos do PSF. “A saúde é uma área muita complexa mas com o esforço conjunto do poder público, que começa com as prefeituras reforçando o PSF, passando pelas obrigações dos Governos Estadual e Federal vamos conseguir até o final de 2014 implantar aqui a melhor rede de saúde pública do Brasil. E não estou fazendo um comparativo com outros estados do Nordeste não, estou falando em comparar nossa rede de saúde com os estados do Sudeste, como São Paulo”, reforçou Cid Gomes.

O Governador aproveitou a ocasião para anunciar o investimento de mais R$ 25 milhões na área, onde as prefeituras decidirão onde o montante deve será investido. Ele também lembrou as ações da política de Governo para a área da saúde, que prevê a construção de 22 Policlínicas, implantação de quatro Hospitais Regionais de Urgência e Emergência e a entrega de Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs 24h). “Para além desses investimentos, o Governo do Estado deve sempre está apoiando os municípios com ações como a de hoje”, destacou Cid Gomes.

Os recursos para aquisição dos 56 veículos são de emendas parlamentares apresentadas pelos deputados federais André Figueiredo, Arnon Bezerra e João Ananias, no volume de R$ 1.697.028,11. Em abril de 2012 foram entregues 159 novos veículos à 143 municípios. As duas entregas totalizam 215 veículos distribuídos para equipes de saúde da família. “Cerca de 70% das famílias cearenses já conta com apoio do PSF, que é uma das melhoras coberturas do Brasil, e com a ação de hoje devemos aumentar essa abrangência do Programa até levantarmos para próximo de 100 por cento a cobertura do Programa. O Governo do Estado quer que o Ceará siga sendo exemplo para o Brasil na área”, destacou Ciro Gomes.

O Governo do Estado contempla os municípios com veículos destinados exclusivamente ao Programa Saúde da Família (PSF), para qualificar e facilitar o transporte de equipes de saúde da família da sede para os distritos e assim assegurar atendimento às famílias que moram mais distantes dos serviços de saúde. Nesta ação foram beneficiados os municípios de Aquiraz (01 veículo), Acarape (02), Acaraú (01), Aracoiaba (01), Araripe (01), Baturité (01), Capistrano (01), Cascavel (01), Chaval (01), Crateús (02), Crato (01), Eusébio (05), Farias Brito (01), Groaíras (01), Horizonte (01), Independência (01), Ipu (01), Itaitinga (03), Itapipoca (01), Itapiúna (01), Jaguaribe (01), Pacoti (01), Palmácia (01), Paracuru (01), Paramoti (01), Penaforte (01), Potengi (03), Quixeramobim (06), Russas (03), Santana do Acaraú (01), Tabuleiro do Norte (02), Umirim (01), Uruburetama (03) e Várzea Alegre (03).

Estavam presentes na solenidade o vice-governador, Domingos Filho; o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro; o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa, os deputados João Ananias e André Figueredo; a assessora da Coordenadoria Estadual de Combate às Drogas, Socorro França; prefeitos e representantes dos municípios beneficiados.

01.11.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado