Arce nos Municípios chega ao município de Barreira nesta terça-feira (17)

16 de setembro de 2013

Nesta terça-feira (17) a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará  (Arce) dará continuidade ao seu programa “Arce nos Municípios”. A ação começa às 09 horas, em Barreira, no Sertão Central, e deverá reunir consumidores, representantes de órgãos públicos, integrantes de entidades classistas e diferentes grupos formadores de opinião para, juntos, discutirem sobre regulação, ações de um ente regulador e como cada um pode vir a ser um multiplicador, além de apresentar a instituição e explanar a sua forma de atuação perante o corpo social, sensibilizando a população sobre seus direitos e deveres.

A visita à cidade seguirá uma agenda composta por palestras sobre os setores regulados pela Arce, que deverão acontecer no auditório da Prefeitura de Barreiras e serão ministradas pelos analistas Daniela Cambraia (Ouvidora-Chefe), Filipe Rangel / George Moura (Transportes), Alceu Galvão / Geraldo Basílio (Saneamento Básico) e Eugênio Braúna (Energia). O “Arce nos Municípios” nasceu com a proposta de dinamizar a relação da autarquia com a sociedade cearense e promover o entendimento sobre o que vem a ser uma agência reguladora e sua importância no contexto socioeconômico do Estado.

Usuário Voluntário

Durante o evento, a Arce iniciará também a apresentação do projeto “Usuário Voluntário” que tem a cidade de Barreiras como piloto. Tal projeto estabelecerá uma espécie de parceria entre os habitantes e o ente regulador. O propósito é elevar a qualidade dos serviços públicos oferecidos no município, por meio de cidadãos que se disponibilizem a responder pesquisas e questionários que apontarão as possíveis carências, permitindo que a Agência Reguladora possa avaliar o nível e qualidade dos serviços prestados.

Inicialmente foram cadastrados 25 pessoas – com possibilidade de expansão – que já responderão as pesquisas referentes ao segmento de saneamento básico da região. Durante a apresentação do projeto, será discutido a possibilidade de avaliações das outras áreas, no caso Transportes e Energia. Os habitantes contarão, ainda, com um canal direto para apresentarem suas sugestões e relatarem suas dificuldades com os serviços públicos regulados pela Arce. Tudo pode ser encaminhado por e-mail, no seguinte endereço: usuariovoluntario@arce.ce.gov.br.

Sobre o Município

A localidade de Barreiras, cujo nome faz alusão ao solo da região, tem sua denominação original como Barreira Vermelha, sendo que a partir de 1938 suprimiu o “Vermelha”, passando a ser apenas Barreira. Foi elevada a município em 15 de abril de 1987. A cidade, conforme o senso de 2010, conta com 19.573 habitantes, sendo 8.127 residentes na zona urbana e 11.446 na zona rural. Sua principal atividade econômica é baseada na extração do caju e outros produtos agrícolas, como por exemplo o algodão, cana-de-açúcar, milho e feijão.

11.09.2013

Assessoria de Imprensa da ARCE

Angélica Martins (85 3101.1020)