Semana Nacional de Ciência e Tecnologia discute sustentabilidade

11 de outubro de 2012 - 17:40

“Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Este é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, realizada em todo o Brasil de 15 a 21 de outubro, quando escolas, universidades, comunidades e outras instituições irão debater os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. O encerramento será no dia 19, com uma palestra com  o navegador e escritor Amyr Klink, no auditório da Assembleia Legislativa.

O tema sustentabilidade foi escolhido em função ter sido objeto de discussão na Conferência Rio+20, evento de enorme importância e organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), ocorrido no Brasil em junho, com participação de quase todos os países do mundo.

A iniciativa da SNCT é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e, no Ceará, está sob a coordenação do governo estadual, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Este ano, a programação cearense para a SNCT será intensa, a exemplo do ocorrido em anos anteriores, quando o Estado conquistou em 2010 o 1º lugar do Nordeste e o 4º no Brasil em ações desenvolvidas. Já em 2011, chegou a uma marca de 1.023 atividades, com o envolvimento direto de 444 instituições.

As ações estarão concentradas em Fortaleza, no período de 16 a 19 de outubro. O local escolhido foi a Praça Luíza Távora (Avenida Santos Dumont, 1589 – Aldeota), mais conhecida como “Praça da Ceart”, de fácil acesso, ampla e com grande movimentação.

Das 9 horas às 18 horas, os visitantes poderão conferir a 2ª Exposição “Ceará Faz Ciência”, que vai popularizar o conhecimento científico entre crianças, jovens e adultos. Estarão reunidos os trabalhos vencedores do projeto “Ceará Faz Ciência”, iniciativa inédita no Estado que movimentou o interior com a realização de feiras científicas, mobilizando 600 alunos do ensino fundamental, médio e técnico do Litoral Leste, Região Norte, Cariri e Inhamuns.

Dentre as novidades criadas pelos estudantes está uma antena de recepção para sinal de celular que confeccionada com tampa de panela e um modelo de mini-hidrelétrica com o diferencial de possuir estrutura de armazenamento e reaproveitamento das águas, que ao mesmo tempo em que economiza recursos naturais, produz mais energia.

As instituições vinculadas à Secitece (Nutec, Uece, UVA, Urca, Funceme, Centec e Funcap) mostrarão o que é produzido no Estado em C&T. Os visitantes vão conhecer como funciona uma usina de biodiesel e uma estação para coleta de dados meteorológicos, além de entender um pouco mais de Astronomia e Ciência em geral.

“Vamos mostrar à comunidade cearense um pouco da Ciência que é feita aqui, porque, às vezes, as pessoas acham que a Ciência deve vir de fora; e a Ciência está presente no nosso dia-a-dia”, sustenta o coordenador e C&T da Secitece e responsável pela SNCT no Ceará, Francisco Carvalho.

Estará presente ainda o projeto Ciência Itinerante, fazendo demonstrações de experimentos que aliam conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto pela ciência nos estudantes.

A exposição é gratuita e contará com atividades exclusivas para as crianças, como contação de histórias.

Amyr Klink na SNCT

Uma palestra no dia 19 de outubro marca a solenidade de encerramento das atividades do Ceará na Semana. O palestrante é Amyr Klink – navegador, empreendedor e escritor brasileiro que ficou conhecido por suas expedições marítimas.

O evento acontecerá no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres), com início às 19h. É esperada a participação de 300 pessoas, dentre autoridades, professores, estudantes de escolas públicas e privadas e universitários.

Amyr Klink discorrerá sobre o tema da SNCT, “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, quando irá sugerir estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no País.

Programação da SNCT no Ceará

2ª Exposição “Ceará Faz Ciência”

Atividade: Contação de histórias – Crutsana e os Defensores da Natureza
Público alvo: estudantes da Educação Infantil e Fundamental 1
Data: 16 a 19 de outubro
Horários: 9h e 15h

Atividade: Projeto Ciência Itinerante – Experiências nas áreas de física, química, biologia e Tecnologia da Informação
Público alvo: estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio
Data: 16 a 19 de outubro
Horários: 9h às 18h

Atividade: Exposição dos trabalhos vencedores do projeto “Ceará Faz Ciência”
– Energia dos Ventos
– Software Sistema Diretor de Turma
– Sistema de Recepção de Baixo Custo
– Paparazzi Digital
– Paleontologia e o Metrô do Cariri
– Araripe’s CodeWay
– Reaproveitamento Cíclico de Águas em Hidrelétricas
– Sistema de Auxílio aos Professores – Diário Virtual
Público alvo: geral
Dara: 16 a 19 de outubro
Horários: 9h às 18h

Palestra de Encerramento – SNCT 2012
Data: 19 de outubro (sexta-feira)
Tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”
Palestrante: Amyr Klink – navegador, empreendedor e escritor brasileiro que ficou conhecido por suas expedições marítimas
Local: Auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres – Fortaleza/CE

Em sua palestra, o navegador Amyr Klink irá sugerir estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no País.

Site da SNCT: http://semanact.mct.gov.br

11.10.2012

Assessoria de Comunicação da Secitece

Cynthia Cardoso (85 3101.6466 – 6469)