Miss Universo conhecerá experiência cearense de combate à desertificação

15 de junho de 2012

A Miss Universo 2011 e embaixadora da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), a angolana Leila Lopes visitará o Ceará nos dias 18 e 19 de junho de 2012 para divulgar e ressaltar a importância de projetos fundamentados no manejo adequado
da terra e no acesso e uso racional da água potável em áreas degradadas.  Na agenda da Miss está uma visita a um projeto contra a  desertificação desenvolvido pelo Governo do Estado em Canindé, no Sertão Central.

Ela chegará em Fortaleza após participar da Conferência Rio +20, no Rio de Janeiro, evento que discute as questões da terra e da água no topo da sua agenda, devido às suas importâncias a longo prazo para a segurança alimentar do planeta.

Na agenda de Leila Lopes, estão marcados dois eventos oficiais. O primeiro será uma coletiva de imprensa no dia 18, às 15h30, no hotel Gran Marquise, com a presença da comitiva da UNCCD e de autoridades do Governo do Estado do Ceará, especialmente da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Na manhã do dia 19, ela visitará comunidades que vivem nas proximidades da Bacia do Rio Cangati, no município de Canindé, para ver de perto as intervenções do Programa de Desenvolvimento Hidroambiental (PRODHAM) no local.

ÁREAS DEGRADADAS RECUPERADAS

Iniciado em 1999 e realizado pela parceria entre SRH e Funceme, o PRODHAM buscou estabelecer, junto à comunidade local, um modelo de gestão participativa dos recursos hídricos, realizando para isso, investimentos em capacitação dos diversos atores sociais envolvidos das áreas trabalhadas, objetivando introduzir a cultura preservacionista dos recursos naturais, especialmente o solo, a água e vegetação.

Entre as práticas utilizadas pelo PRODHAM destacam-se:

– Construção de infra-estruturas para evitar as perdas de solo e
água (terraços verdes, cordões de contorno, barragens de pedra
sucessivas, barragens subterrâneas, cisternas e poços profundos); /

– Envolvimento ativo das comunidades locais para o manejo e uso
produtivo dessas infra-estruturas;/

– Educação ambiental dos produtores rurais e populações das
microbacias, com a incorporação de temas ambientais na rotina
escolar;/

– Assistência técnica para utilização econômica das áreas
cultivadas;/

– Manejo florestal e reflorestamento;/

– Controle dos agentes poluidores;/

– Identificação e fortalecimento de atividades econômicas
não-agrícolas para reduzir a pressão sobre os recursos naturais;/

– Capacitação de técnicos e produtores em práticas conservacionistas;

– Adoção de tecnologias adequadas de gestão dos recursos naturais e de produção rural;

– Monitoramento das atividades e resultados do Programa com o envolvimento da população.

Vários benefícios resultaram das atividades desenvolvidas pelo PRODHAM podendo-se destacar, o equilíbrio ecológico com o ressurgimento de formas de vida vegetal e animal; a melhoria da qualidade da água pela redução dos sedimentos; o aumento da oferta de pasto para o verão; a reposição da mata ciliar com a consequente sustentação dos solos, evitando a sua perda no período chuvoso; o aumento da produtividade das culturas de sequeiro pelo aumento da maior oferta de umidade para as culturas; o aumento da oferta de água de cisterna para o consumo humano; o aumento da oferta de água para outros usos; a ação em outras atividades produtivas geradoras de
renda e o aumento da consciência conservacionista no homem do campo para que este se sinta também responsável pela preservação e recuperação do meio em que vive.

LEILA LOPES

Nascida na província de Benguela, em Angola, Leila Lopes ganhou visibilidade mundial ao ser eleita Miss Universo, no concurso realizado em setembro de 2011, em São Paulo. Desde que foi coroada, ela tem servido como porta-voz para o avanço no tratamento de portadores de HIV, além de atuar como embaixadora da UNCCD. Ela também se dedica a várias outras causas sociais que trabalham com jovens, crianças, idosos e mulheres, principalmente nas questões educacionais.

SERVIÇO:

Coletiva de Imprensa

Dia 18/06/2012
15:30h
Hotel Gran Marquise – Salão Áurea (Avenida Beira Mar, 3980 – Praia do Mucuripe)
Visita a Canindé

Dia 19/06/2012
09:30h
Bacia do Rio Cangati ? (a 37 km da entrada da sede do Município,
seguindo pela BR-020 em direção ao município de Boa Viagem)

15.06.2012

Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto
(85) 8814-4194 / 9971-4289