Contagem regressiva: Falta um ano para a Copa das Confederações

15 de junho de 2012 - 19:39

Falta pouco para o Ceará testemunhar o início de uma história que mudará de vez a vida de todos os cearenses. A um ano da Copa das Confederações, o Estado desponta como uma das grandes revelações entre as sedes, ocupando posição de destaque nos cenários nacional e internacional. O estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão, segue ganhando espaço dentro de campo e aumentando as oportunidades para a capital Cearense mostrar para o mundo o melhor de suas belezas naturais, sua cultura e do jeito de ser com toda a simpatia, bom humor e hospitalidade de um povo que é reconhecido pelo jeito cativante de receber turistas do mundo inteiro.

O cenário dessa história vem sendo construído desde 2007, quando Fortaleza iniciou seu trabalho de candidatura como sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Em 2009, a Capital Cearense foi confirmada como uma das 12 sedes do mundial e, em 2010, ganhou também o posto de sede da Copa das Confederações da FIFA 2013. De lá para cá, o trabalho de articulação junto à FIFA e o bom andamento das obras do Castelão renderam ao Ceará um posição de destaque ainda maior. Durante a divulgação do calendário oficial dos jogos em 30 de maio deste ano, a capital cearense emplacou três jogos, sendo dois com seleções cabeça-de-chave, dentre elas o Brasil, e uma semifinal. 

Abrindo os jogos na Arena Castelão, o primeiro será com a seleção canarinho no dia 19 de junho. O segundo com uma seleção cabeça de chave, que provavelmente será a Espanha, dia 23 de junho e o último com uma Semifinal, em 27 de junho, todos às 16 horas.  Além de Fortaleza, outras cinco sedes foram confirmadas: Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Com exceção da capital federal, que será o palco da importante partida de abertura e de outros três encontros, cada sede receberá três dos 16 jogos.  Até agora, estão confirmados na Copa das Confederações o Uruguai, o Japão, o Brasil, a Espanha, o México e o Tahiti. Os demais serão os campeões da UEFA Euro 2012, da Copa da Oceania de 2012 e da Copa Africana de Nações de 2013.

Durante o evento de divulgação, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, destacou a importância da Copa das Confederações. “Este evento é mais que um mero aperitivo para o que vem em 2014. Sim, ele é um teste operacional importante para o país e para as sedes, mas ao mesmo tempo ele apresenta um futebol do mais alto nível. Isto também se refletiu em uma pesquisa recente mostrando que 64% dos brasileiros querem estar no estádio durante o evento de 2013, quase os mesmos 66% dos interessados em ir à Copa do Mundo da FIFA um ano mais tarde. Sem falar na impressionante consciência do evento por parte de 87% dos brasileiros”, completou o francês.

A Arena Castelão

A Arena Castelão já tem duas das quatro etapas concluídas e 74,93% de conclusão. Quando 100% concluída, em dezembro de 2012, será a maior do Norte/Nordeste e estará entre as quatro maiores do Brasil. A previsão é que o estádio seja concluído em dezembro de 2012. As obras de reforma e modernização estão sendo executadas pelo consórcio formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça.
A primeira Etapa, inaugurada em novembro de 2011, compreende Estacionamento e Praça de Acesso do Setor Norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia). A Etapa II do projeto, também pronta, compreende Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul. Inclui ainda ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão.

As duas últimas Etapas, III e IV, seguem a todo vapor. A etapa III corresponde à construção do Edifício Central que é considerado o centro de comando de todo o estádio. Atualmente, o prédio está em fase bem adiantada. De acordo com o último relatório, a etapa alcança 86,65% de execução. Já a Etapa IV compreende a finalização de todo o projeto e interação entre as etapas. Atualmente, essa fase está com 42,13% de conclusão.

15.06.2012

Coordenadoria de Comunicação da Secretaria Especial da Copa 2014
Lisiane Linhares (imprensa@secopa.ce.gov.br / +55 85 3264.5359 / 8778.0024)