População da Região Norte é beneficiada com equipamentos na área da saúde

26 de maio de 2012 - 11:18

Os municípios que compõe a Região Norte do Estado foram beneficiados nesta sexta-feira (25) com a entrega de dois importantes equipamentos de saúde. O governador Cid Gomes inaugurou, em Itapipoca, a Policlínica Regional e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que também vai beneficiar diretamente a população de Amontada, Miraíma, Trairi, Tururu, Uruberatama e Umirim.

Segundo o Governador esses equipamentos vão garantir que as pessoas não tenham mais que se deslocar até Fortaleza para receber atendimento. Tanto a Policlínica como o CEO vão funcionar em parceria com o Programa de Saúde da Família (PSF), que atende com clínicos gerais. “Nos municípios quem está precisando de atendimento procura o médico do PSF. Se na sua consulta for constatada a necessidade de algum exame especializado o profissional do PSF, pelo computador, aciona a policlínica  e já marca o dia e a hora da consulta com um médico especialista. Isso vai garantir melhorias no atendimento, além do acesso a saúde que antes só era encontrado na Capital”, explicou Cid Gomes.

Quem procurar a Policlínica Regional de Itapipoca vai encontrar 10 especialidades médicas, serviços de enfermagem, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, fisioterapia, farmácia clínica, psicologia e  assistência social. Já no CEO a população realizará serviços especializados em saúde bucal. Ao todo serão  272.741 habitantes, dos sete municípios, beneficiados com os dois equipamentos.

 

Policlínica

Segundo a Secretaria da Saúde (Sesa), a Policlínica terá ainda médico clínico geral, cardiologista, ginecologista, mastologista, cirurgião geral, gastroenterologista, urologista, traumato-ortopedista, otorrinolaringologista e oftalmologista. Na unidade o Governo do Estado investiu R$ 7,4 milhões em obras e aquisição de equipamentos.

Além da atenção integral aos pacientes, a população passa a contar também na região onde moram com exames de mamografia, endoscopia digestiva, ecocardiograma, eletrocardiograma, ergometria, audiometria, ultrassonografia.

 

CEO

No CEO Regional o investimento foi de cerca de R$ 2,2 milhões na construção do prédio e aquisição de equipamentos, com recursos oriundos do Tesouro do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os moradores de toda a regional de Itapipoca receberão atendimento em periodontia, ortodontia, endodontia, instalação de próteses, cirurgias, diagnóstico de câncer de boca. Na nova unidade, serão feitos modernos serviços de radiologia digital, incluindo a radiografia panorâmica.

 

26.05.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3266.4898)