Escola estadual apresenta projeto científico nos Estados Unidos

17 de maio de 2012

“Fabricação de Papel a partir de Fibras Naturais: reciclando e reaproveitando na escola” é o título do projeto científico que será apresentado pelas alunas Antônia Amanda Araújo e Socorro Margarete Oliveira, da Escola de Ensino Médio Theolina de Muryllo Zacas, da rede estadual, em Bela Cruz, durante a Feira Internacional de Ciência e Engenharia Intel – ISEF 2012. O evento, que acontece na Pensilvânia, nos Estados Unidos, prossegue até esta sexta-feira (18), quando serão divulgados os resultados do evento. Esse será o único projeto que representará o Estado do Ceará durante a Feira.

O trabalho foi orientado pelo professor de Matemática e Educação Ambiental, Fernando Nunes, que desenvolveu um método de produção de papel reciclável a partir de fibras do caule da bananeira, material que seria descartado por agricultores da região. O método incluiu a observação in loco e a análise do entorno escolar, o desenvolvimento de palestras e cursos on-line, além da utilização do papel produzido em atividades escolares diárias.

Segundo o professor, o processo é semelhante a outros métodos de reciclagem, mas dois pontos fazem o diferencial do projeto: a não utilização de material industrializado e o uso de amido de milho em vez de cola comum.

No ano passado, o projeto ficou em primeiro lugar na área de Ciências Biológicas durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP). Pelo desempenho, recebeu credencial para participar da Intel ISEF 2012. Em abril passado, o trabalho também foi mostrado na  Conferência Internacional de Jovens Cientistas 2012, em Nijmegen, na Holanda. Além disso, foi escolhido na categoria Menção Honrosa pela Unesco como melhor projeto de desenvolvimento sustentável e inovação.

Intel ISEF 2012

A Intel ISEF é  realizada anualmente em maio, nos EUA. Para participar, o estudante precisa ser indicado por meio de uma das feiras nacionais credenciadas ao redor do mundo. Desde 1950, um Estado norte-americano diferente hospeda a feira. Neste ano, a 63ª edição da feira será em Pittsburgh, cidade localizada no estado da Pensilvânia.

17.05.2012

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)