Cid Gomes inaugura 3ª UPA 24h em Fortaleza

11 de maio de 2012 - 18:21

O governador Cid Gomes inaugurou na noite desta quinta-feira (10) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Messejana, especificamente no bairro Coaçu. Trata-se do terceiro equipamento com funcionamento 24 horas entregue em Fortaleza. Agora os moradores da região contarão com uma unidade que ofertará serviços de raio x, laboratório de exames, eletrocardiograma, consultas odontológicas. Os pacientes poderão receber atendimentos ligados a hipertensão arterial, dores no peito, febre, falta de ar, cortes, queimaduras, quedas, infarto, acidenta vascular cerebral (AVC) e outras enfermidades.

Funcionando em tempo integral, a unidade disporá de uma estrutura com 150 profissionais de saúde e 13 leitos, a unidade recebeu investimentos da ordem de R$ 2,9 milhões para a execução das obras e R$ 1,2 milhão relacionados a equipamentos,com recursos dos Governos Federal e Estadual.

fotoAlém de anunciar a inauguração de mais uma Unidade dentro de 20 dias, no Canindezinho, o governador Cid Gomes destacou o principal objetivo das UPAs, ao dizer que “em todo o momento que os pacientes procurarem atendimento, deverão ter a disposição, cinco médicos, 24 horas por dia, todos os dias. As pessoas que vierem às UPAs deverão ser bem atendidas”, afirmou. Segundo o Dr. Julimar Menezes, diretor da nova Unidade, a construção do equipamento trará um tratamento mais humanizado para a população de Fortaleza. “Buscamos um atendimento mais diferenciado para os pacientes que buscarem a nossa unidade”, comentou. Para o senador Inácio Arruda, presente na solenidade, as UPAs implantadas são uma conquista para todos os cearenses. “Nós temos o privilégio de ter esses equipamentos à nossa disposição. Lembrando que a saúde é uma ferramenta básica para a melhoria de qualidade de vida da população”, disse.

O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, agradeceu a atenção que o Governador sempre deu à pasta da saúde no Estado e ressaltou a importância das UPAs para o andamento da Saúde no Ceará. “As UPAs estão mudando o perfil dos hospitais do Ceará, pois desafogam os atendimentos de urgência e emergência. Temos um modelo de atendimento intermediário, que não é realizado no posto de saúde”, explicou.

A solenidade de inauguração contou com as presenças do ex-governador Ciro Gomes; do vice-governador, Domingos Filho; do deputado federal João Ananias; dos deputados estaduais Lula Morais, Edísio Pacheco, Tin Gomes, Dr. Sarto; do secretário Chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; do secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, e do superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Quintino Vieira.

10.05.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)