Blitze e cursos marcam programação do Dia Mundial sem Cigarro

25 de maio de 2011 - 13:35

A programação do Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, vai enfatizar os riscos do cigarro para a saúde. O tabagismo é a segunda maior causa de morte do mundo, após a hipertensão, e atualmente mata um em cada dez adultos. Para marcar a data, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) realiza atividades educativas e de mobilização a partir desta quinta-feira (26), até a próxima quarta-feira (01).

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo responde pela incidência de mais de 50 tipos de doenças e por cerca de 5 milhões de mortes anuais no planeta. Isso equivale a uma morte a cada seis segundos e, ainda, 600 mil mortes a cada ano devido ao fumo passivo do tabaco. Dos cerca de 1,25 bilhão de fumantes no mundo, mais de 30 milhões são brasileiros. No país, o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA) estima que cerca de 200 mil mortes por câncer a cada ano são causadas pelo tabagismo. Chamam a atenção no país os dados a respeito de câncer de pulmão, de boca, de laringe e de esôfago.

Dados da Pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, realizada entre 2006 e 2010, mostram que a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Entre os homens, que em geral fumam mais, o número caiu de 20,2% para 17,9%, sendo, por isso, mais expressivo que entre mulheres: o índice continua estável em 12,7%. Pessoas com menor escolaridade (zero a oito anos de estudo) fumam mais, com taxa entre 18,6%, em relação às pessoas mais escolarizadas (12 anos ou mais de estudo), em que o índice de fumantes é de 10,2%. Entre os jovens estudantes de segundo grau, entre 2000 e 2009, as taxas de tabagismo diminuíram de 28% para 17,2%.

A previsão é de que, somente neste ano, o câncer de pulmão atinja 27.630 brasileiros: 17.800 homens e 9.830 mulheres. A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, da OMS, é o principal instrumento mundial de controle do tabaco. Em vigor desde 2005, é um tratado internacional pelo qual seus mais de 170 signatários se comprometem a adotar legislações restritivas e reguladoras da produção, distribuição, propaganda, preço, acesso e consumo do tabaco. A Assembleia Mundial de Saúde criou o Dia Mundial sem Tabaco em 1987 para chamar a atenção de todo o mundo para a epidemia do tabaco e seus efeitos letais.

– A fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas.
– O tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos.
– No Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo.
– Crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças.

PROGRAMAÇÃO

26 de maio – Blitz Informativa
Local: Praia do Futuro (No entorno das Barracas de Praia: Cuca Legal, Marulhos,Vira Verão, Crocobeach)
Horário:18 às 23 horas
Atividades: Panfletagem informativa

27 de maio – Blitz Informativa
Local: Av Beira Mar (Praça dos Estressados)
Horário: 18 às 23 horas
Atividades:Panfletagem informativa, Massoterapia, Ciranda da Vida (SMS)

30 de maio – Curso de Vigilância em Produtos
Local: Escola de Saúde Pública
Horário: 13h30min às 17h30min
Atividades: Palestra sobre Ações de Controle do Tabaco (Técnico da ANVISA)

31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco
– Quadrilha sem Fumaça
Local: Hospital de Messejana (Bosque dos Eucaliptos)
Horário: 9 às 12 horas
Atividades: Educando para Salvar Vidas: Ambiente 100% Livres do Fumo; Brincadeiras: Salvando Vidas; Entrega de certificados; Desfile de Reis e Rainhas e Princesas do Reino sem Fumaça; Apresentação da ex-quadrilha da Fumaça: Três Maneiras de Salvar Vidas;.Certificação de Ex-fumantes.

– Blitz Informativa
Local: Shopping Benfica
Horário: 11 às 16 horas
Atividades: Panfletagem informativa, massoterapia, aplicação do teste de Fagerstrom em fumantes, aferição de pressão arterial, troca de carteira de cigarro por barra de cereal e atividades lúdicas.

1º de junho- Exposição da Boneca Altina (Alcatrão + Nicotina)
Local: Secretaria da Saúde do Estado
Horário: 11 às 13 horas
Atividades: Panfletagem informativa, aplicação do teste de Fagerstrom em fumantes

 

25.05.2011

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220) Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5220)