Resultados da alfabetização 2010 serão apresentados quarta-feira (25)

23 de Maio de 2011

O governador Cid Gomes e a secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela, apresentam na quarta-feira (25), às 14 horas, no Centro Administrativo – Cambeba (espaço próximo à Capela), os resultados do quarto ciclo de avaliação da alfabetização, obtidos através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), em sua vertente Spaece-Alfa. Um total de 124.902 crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental de 4.881 escolas públicas foram avaliadas em 2010. Durante a solenidade, que contará com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, haverá a entrega do Prêmio Escola Nota Dez e o lançamento do PAIC MAIS, a ampliação de atendimento do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), desenvolvido pelo Governo do Estado.

 

Os resultados mostrados pelo Spaece-Alfa subsidiam o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, voltadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino ofertado pelas redes municipais. A avaliação permite ainda aos professores, diretores, pais, técnicos e gestores dos municípios um acompanhamento dos indicadores de aprendizagem dos alunos nos primeiros anos da escolaridade.

 

O Spaece-Alfa foi implantado em 2007 em decorrência da prioridade do Governo, expressa por meio do Programa Alfabetização Na Idade Certa (Paic), cujo objetivo é garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas da rede pública de ensino até os sete anos de idade. O Paic beneficia os 184 municípios com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico. O Alfabetização na Idade Certa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

 

PAIC MAIS

O Governo do Estado lançará o PAIC MAIS que visa estender as ações hoje destinadas às turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses.  Assim, passarão a contar com mais  formações para os profissionais, acompanhamento às unidades municipais, livros de literatura infantil e didáticos nas salas de aula, orientações curriculares para as redes municipais, entre outros aspectos.

 

ESCOLA NOTA DEZ

Para reconhecer o esforço em prol da alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade, o Governo do Estado instituiu o Prêmio Escola Nota Dez. Em sua terceira edição, a premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa).

 

23.05.2011

Assessoria de Imprensa: 3101.3972
Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 3101.3972)