Ação atenderá pacientes do SUS em fila de espera por assistência neurológica

18 de Maio de 2011

O dia 19 de maio é o Dia Nacional de Combate à Cefaleia. Para marcar a data, Hospital Geral de Fortaleza (HGF), realiza no próximo sábado (21),  um mutirão gratuito de atendimento neurológico contra cefaleia, a popular dor de cabeça. A ação desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), com o apoio da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), visa diminuir a fila de espera por esse tipo de assistência. Segundo a Secretaria de Saúde de Fortaleza, atualmente mais de 5000 pessoas aguardam atendimento. O tempo de espera pode chegar a dois anos.

A participação no Mutirão requer a apresentação de um documento de identificação com foto e uma solicitação de atendimento neurológico para dor de cabeça, expedida por médicos ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Realizado no Hospital Geral de Fortaleza, o evento contará com 15 médicos neurologistas, além de profissionais de outras especialidades. Os primeiros 100 pacientes serão atendidos no local, os demais serão cadastrados para posterior assistência no hospital.

As dores de cabeça ou cefaleias (seu nome científico) são caracterizadas por sensação dolorosa na cabeça, face e pescoço. Responsável por acometer mais de 93% da população mundial em algum momento da vida, a cefaleia pode se manifestar em cerca de 300 diferentes tipos. No Brasil, é o principal fator responsável encaminhamentos para atendimento neurológico. Dentre os tipos mais comuns figuram as cefaleias tensional, crônica, em salvas e a temida enxaqueca.

O Mutirão de Atendimento contra Dor de Cabeça deve abranger oito estados do País: São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Serviço
Mutirão de Atendimento contra Dor de Cabeça
Data: 21 de Maio
Horário: a partir das 08h
Local: Hospital Geral de Fortaleza – Setor de Ambulatórios – Ilha da Neurologia
Endereço: Rua Ávila Goulart – 900, Papicu