População do Cariri é beneficiada com ações do Governo

6 de maio de 2011 - 15:01

O programa do Governo do Estado de interiorizar suas ações e conhecer in loco a realidade dos municípios cearenses, “Governo do Ceará na Minha Cidade”, foi realizado nesta sexta-feira (6), na cidade de Barbalha, Região do Cariri. No município, os investimentos anunciados ultrapassam R$ 40 milhões.

Durante a solenidade o governador Cid Gomes revelou que a ação é uma manifestação, por parte do Governo Estadual, de compromisso com o Interior do Estado, que é onde mora maior parte da população do Ceará e onde, segundo Cid, encontram-se os maiores desafios para o serviço público. “Reconheço o potencial do Cariri e a dívida histórica que outros governos tinham com a região”, destacou. Cid Gomes disse ainda que até o fim de 2012 tem a meta de universalizar energia elétrica e até 2014 universalizar a água em todas as casas do Ceará. “Levamos o projeto de universalização da água ao Ministério da Integração que aportará R$ 873 milhões para a execução”, explica.

Cid anunciou ainda que os municípios da região receberão investimentos de R$ 132 milhões, através do programa financiado pelo Banco Mundial, Cidades do Ceará I, executado pela secretaria das Cidades. Em Barbalha, por exemplo, serão investidos R$ 3 milhões em seu centro histórico. Na saúde, Cid disse que o maior investimento foi o Hospital Regional do Cariri já inaugurado e que começa a funcionar no próximo dia 15 de maio. No município do Crato, foi inaugurado um Centro de Especialidades Odontológicas, em Barbalha, está sendo construída uma policlínica e em Campo Sales também um Centro de Especialidades Odontológicas.

Para o prefeito, José Leite, que recebe o programa pela terceira vez no município, o momento é de expressar o reconhecimento pelo que o governador Cid Gomes está realizando não só em Barbalha, mas em todo o Cariri. O chefe municipal cita que as estradas que estão sendo feitas dão ao município mais condição de receber turistas além de contribuir com o desenvolvimento regional. “ O governador autorizou o asfalto das principais vias do nosso município, além da construção e recuperação de rodovias como a que liga Barbalha a Jardim, Caldas a Arajara, Barbalha a Arajara a Crato, o distrito de estrela a avenida Leão Sampaio, entre outras”, exemplifica Leite.

De acordo com o prefeito, em Barbalha também estão sendo executadas obras na área da saúde, como a construção de uma Policlínica que oferecerá 10 especialidades médicas à população, na área da educação, construção de novas escolas de ensino médio na zona rural do município. Além disso, já está em fase de conclusão a construção da Central de Abastecimento do Cariri – Ceasa Cariri –  prevista para inaugurar ainda neste mês de maio.

A Ceasa Cariri terá em sua estrutura inicial área construída com de área para comércio, 68 boxes, 230 vagas para caminhões, 216 vagas para veículos de varejistas, de área de terreno a serem utilizados para administração, banco e estacionamento e de vias de circulação. A idéia é centralizar o abastecimento de frutas e verduras do Cariri com sete galpões permanentes para hortifrutigranjeiros, lojas e estruturas de apoio com cartórios, lanchonetes e posto de gasolina.

Ações

Durante a solenidade o governo estadual e a prefeitura municipal de Barbalha assinaram convênio para instalação dos programas de desenvolvimento social, Primeiro Passo e Criando Oportunidades. Na área do desenvolvimento agrário, foram entregues cartas de crédito do Projeto São José, além de medidores dupla tarifa do programa Horosazonal.

06.05.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898) Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3466.4898)