IPECE e Ipea lançam relatório sobre objetivos do milênio do Ceará/2010

13 de abril de 2011 - 18:13

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentam quinta-feira (14) o Relatório Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) do Estado do Ceará/ 2010. O estudo – que está no Ipece/Informe (nº 04) – é o primeiro a ser divulgado de uma série de relatórios avaliando a evolução dos dados referentes a cada um dos oito ODM em Estados brasileiros selecionados.

O lançamento faz parte do oitavo aniversário do Ipece e será realizado por meio de debates sobre os resultados do relatório no Auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, na Avenida General Afonso Albuquerque Lima, no Bairro Cambeba, a partir das 08h30min. Também vai ser lançado o Ipece/Informe (Nº05), que aborda “A evolução da composição do PIB cearense na década de 2000”.

“A Importância do Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Econômico” é o tema central da programação elaborada para comemorar os oito anos do Ipece, órgão vinculado à Seplag. A abertura das comemorações será feita por Eduardo Diogo, secretário de Planejamento e Gestão, e por Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece. “O Cenário Internacional e a Estratégia da Economia Cearense” é o tema do encerramento das comemorações do aniversário do Instituto, que terá como palestrante Carlos Mauro Benevides Filho, secretário da Fazenda do Estado do Ceará.

OBJETIVOS DO MILÊNIO

A elaboração do Relatório Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) do Estado do Ceará/ 2010 é parte do Projeto Localização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em Escala Subnacional, realizado em rede pelo Ipea, em conjunto com dez instituições estaduais vinculadas à Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes). Essas instituições foram responsáveis pela elaboração dos relatórios ODM nos seus respectivos estados, sob coordenação geral do Ipea, em um esforço de relatoria ODM por parte dos governos subnacionais que é inédito no mundo.

O projeto contou com financiamento do Ipea/Proredes e com a participação das seguintes instituições, além do Ipea: Seplan (AM), Idesp (PA), Ipece, SEI (BA), FJSN (ES), FJP (MG), Seade (SP), Ceperj (RJ), Ipardes (PR) e Sepin (GO). No evento, também será apresentado o Relatório  de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio para a Região Nordeste, elaborado pelo Caen-UFC, e que contou com o apoio do Ipea e do Pnud. Pelo Instituto, coordenou os dois trabalhos de Localização dos ODM na escala Subnacional (estadual e regional)  Maria da Piedade Morais, Coordenadora de Estudos Setoriais Urbanos, da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

08:00 – Recepção

08:30 – Abertura
Eduardo Diogo – Secretário de Planejamento e Gestão