Parque Tecnológico do NUTEC auxilia empreendedor a conhecer próprio negócio

22 de fevereiro de 2011 - 13:25

O Parque Tecnológico, Incubadora de Empresas  (Nutec Partec) fechou parceria com a Empresa Júnior de Administração da Uece – ADM Soluções e a Empresa Júnior de Engenharia da Produção da UFC – Proativa Jr para realizarem a elaboração do Plano de Negócios de empresas pré-incubadas. O objetivo é dar suporte na formação de novos empreendedores.

 

Para um empreendedor iniciar a desenvolver o seu negócio é preciso que ele conheça bem seus objetivos e quais passos devem ser dados para alcançar as metas planejadas. Um caminho para alcançar determinado objetivo empreendedor é a elaboração de um Plano de Negócios. Desta forma diminui os riscos e as incertezas, permitindo a identificação dos possíveis erros, para que não sejam cometidos no mercado.

 

O Nutec Partec conta com quatro consultores trabalhando em conjunto com os empreendedores na coleta de informações técnicas, levantamento de dados sobre mercado, viabilidade financeira e estratégias de marketing para a elaboração do Plano de Negócios de doze empresas pré-incubadas. Após a conclusão, os planos serão submetidos à aprovação de uma banca conciliadora do Parque Tecnológico, que avaliará aspectos como mercado, equipe executora, tecnologia envolvida e caracterização da inovação.

 

A Coordenadora do Parque Tecnológico – Nutec Partec, Mariana Mota, explica que o serviço das empresas juniores na elaboração de planos de negócios é um diferencial para Incubadora do Nutec. “Todas as incubadoras exigem a aprovação de um plano de negócios para incubar um empreendimento e a única a oferecer suporte na elaboração do plano é o Parque Tecnológico do Nutec”, acrescenta.

 

A Coordenadora esclarece ainda a importância do Plano de Negócios. “Através do plano, a Incubadora analisa a viabilidade técnica e econômica do empreendimento, e o empresário avalia se é viável investir tempo e recursos no negócio inovador”, conclui.

 

Incubação como estratégia de desenvolvimento

 

A Incubadora de Empresas tem papel fundamental no desenvolvimento de novos negócios, possibilitando ao empreendedor a oportunidade de aprender e ao mesmo tempo de compartilhar ideias, realizando parcerias e cultivando relacionamentos de forma efetiva.

 

O Parque Tecnológico do Nutec promove a capacitação de empreendedores de micro, pequenas e médias empresas, sobretudo com projetos ou serviços inovadores. Desde 1998, o Nutec Partec apoia e auxilia empreendimentos em diferentes áreas de negócios, proporcionando aos empreendedores condições favoráveis para compreender o seu mercado, administrar seu empreendimento, obter as ações necessárias a sobrevivência de seus negócios, e assim promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

 

O público-alvo é empreendedores inovadores, pesquisadores, empresas tradicionais ou de base tecnológica em constituição ou empresas já constituídas que desejam desenvolver um novo produto inovador.

 

22.03.2011
Assessoria de Comunicação e Marketing da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – ASSCOM/NUTEC

Raquel Souza (ascom@nutec.ce.gov.br / 3101.7624)