Ciclo de Conferências volta a debater sobre o Enem

5 de outubro de 2010 - 17:57

Nesta quarta-feira (06), às 17h30min às 20h, haverá mais uma etapa do Ciclo de Conferências Enem 2010, uma ação do projeto Enem na Escola, resultado de uma parceria entre a UFC e a Secretaria de Educação(Seduc). O convidado desta semana é o professor Dalton Francisco de Andrade, assessor técnico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep). O evento acontece no auditório da Faculdade de Direito da UFC (rua Meton de Alencar, s/n – Centro).

 

Dalton de Andrade vai falar sobre a metodologia de avaliação utilizada pelo Exame, a Teoria de Resposta ao Item(TRI), que conforme publicação do assessor, possibilita, por exemplo, avaliar o desenvolvimento de uma determinada série de um ano para outro ou comparar o desempenho entre escolas públicas e privadas. O palestrante é considerado a maior autoridade nesse tema. A TRI é uma teoria matemática que sustenta a validação dos itens do Enem.

 

O objetivo das conferências é proporcionar um circuito de reflexões sobre as principais temáticas relacionadas ao exame. A primeira foi
realizada no dia 22 de setembro e teve como tema “Novo Enem: Portal de Grandes Oportunidades”, enquanto a segunda, no último dia 29, abordou o Sistema de Seleção Unificado(Sisu): Em que lugar do Brasil você vai fazer seu curso superior? O evento debaterá ainda sobre os seguintes assuntos:

 

06/10/10 (Palestra desta quarta-feira – Teoria de Resposta ao Item – TRI: Novas bases científicas para avaliação da aprendizagem)

13/10/10 – Currículo do ensino médio e matriz de referência do Enem

20/10/10 – Competências e habilidades: Um novo enfoque sobre o que é importante avaliar

27/10/10 – Do decorar ao refletir: A resolução de “situações – problema” como expressão do conhecimento e da inteligência

 

05.10.2010

 

Assessoria de Imprensa da Seduc:

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br – 85 3101.3972)