Sancionada a lei que garante a universalização do ensino em tempo integral na rede estadual

O governador anunciou ainda a criação de 195 novas vagas para servidores do Detran-CE

Na tradicional conversa virtual com os cearenses, o governador Camilo Santana assinou, nesta terça-feira (29), a lei, aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará, que institui o Plano de Universalização do Tempo Integral na rede pública de ensino do Ceará até 2026.

O governador destacou que a ação é fruto de uma política pública continuada que tem na universalização o seu fortalecimento. “Nós vamos sair de 60% para 100% [da rede de ensino médio estadual em tempo integral] nos próximos quatro anos. Hoje, os melhores alunos estão saindo da escola pública. O tempo integral, além de dar esperança e oportunidade aos jovens, protege a juventude. Na escola, o jovem faz as três refeições, tem computador, tem internet, tem quadra de esporte. Um conjunto de oportunidades”, pontuou Camilo Santana, em tom emocionado.

Pelo plano, 326 unidades escolares de ensino médio serão reformadas ou construídas, num cronograma de expansão ano a ano entre 2022 e 2026.

Detran-CE

Ao ser perguntado sobre previsão de convocação dos aprovados em cadastro de reserva do concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), o governador telefonou ao vivo para o superintendente do órgão, Maximiliano Quintino, que informou aos cearenses que 195 vagas serão criadas. A medida vai apoiar importantes programas desenvolvidos em todo o estado. A mensagem será encaminhada ainda nesta terça-feira para aprovação na AL-CE.

“São 195 novos servidores do Detran deverão em breve ser convocados após todo o trâmite legal ser cumprido. Vamos mandar a lei hoje para a Assembleia, que deverá ser votada”, reforçou Camilo.

Na oportunidade, o governador sancionou a lei, aprovada pela AL-CE, que cria a primeira Escola Pública de Trânsito do Ceará. “É uma inovação. Uma Escola para educação no trânsito”, destacou ao sancionar a lei.

Agentes Rurais

Camilo também autorizou o reajuste na bolsa de transferência tecnológica do programa Agentes Rurais, que leva assistência aos agricultores familiares cearenses.

“Esse aumento será gradual. Primeiro, vou dar um aumento de 10,74%, que foi dado a todos os servidores estaduais. Futuramente, vocês terão outra parte de reajuste”, afirmou.

Mais empregos

Após assinaturas e anúncio, Camilo Santana comemorou os números do Ceará divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. “O Ceará em fevereiro teve resultado positivo, com 8.047 novos empregos gerados no Ceará. Somos o segundo do Nordeste, só perdemos para a Bahia. Isso mostra que nós estamos no caminho certo, gerando empregos e oportunidades. O PIB [Produto Interno Bruto] do Ceará cresceu dois pontos percentuais acima do PIB do Brasil”, frisou.

Bate-papo

Fernanda Souza, do bairro Itaperi, em Fortaleza, perguntou sobre ações desenvolvidas para a área da educação. O governador respondeu afirmando que educação é prioridade, e ressaltou investimentos em equipamentos, valorização de profissionais e apoio aos estudantes.

O internauta Márcio, de Meruoca, solicitou uma creche para o município. “Meruoca vai receber um Centro de Educação Infantil [CEI] lindo e moderno”, assegurou Camilo.

Rivelino Oliveira destacou a potência de energia solar para o Estado. “Nós estamos colocando energia solar em várias escolas públicas do Estado. O Estado também não cobra ICMS para pequena geração de energia solar. Com o hidrogênio verde, que é o combustível do futuro, vai precisar de energia. Vamos ter que aumentar a produção de energia solar e espalhar em todo o Ceará”, projetou.

Para a Praia de Redonda, em Icapuí, o gestor anunciou melhorias urbanísticas para beneficiar moradores e visitantes. Além disso, a cidade vai receber nesta terça-feira (29) uma Escola de Educação Profissional, o novo ginásio, que também funcionará para eventos, e uma nova base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) com videomonitoramento.

Ao responder Cintia Araújo sobre as ações de combate à pandemia, Camilo ressaltou que a vacinação tem sido prioridade. Segundo o gestor, o Ceará já aplicou mais de 18 milhões de doses, além de alcançar a marca de 603 mil doses aplicadas na vacinação de crianças de 5 a 11 contra a covid-19. “Nós já estamos começando a quarta dose. Imunossuprimidos já estão tomando a quarta dose. Essa onda da Omicron mostrou a importância das vacinas”, reforçou.

Camilo garantiu que para beneficiar a cidade de Missão Velha será entregue uma base do CPRaio. Quando for concluída, a unidade vai garantir mais segurança para a população. Além disso, a cachoeira da cidade, que tem grande valor hídrico, geológico e paleontológico, receberá urbanização, conforme anúncio feito pelo governador.

Ainda durante o bate-papo, o chefe do Executivo estadual agradeceu as mensagens de apoio de internautas como Dona Lúcia, que elogiou o desempenho na gestão. “Obrigado pelas mensagens de força e carinho. Rezem por mim”, finalizou.