Juventude de Itatira terá mais oportunidades com nova Escola de Educação Profissional

2 de maio de 2022 - 14:09

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Texto
Helene Santos Fotos

Com R$ 14,4 milhões em investimento, unidade de ensino atenderá 540 estudantes em tempo integral

Os estudantes do distrito de Lagoa do Mato, localizado a 16km da sede de Itatira, agora têm mais oportunidades e incentivos para aprender e sonhar. Na manhã desta sexta-feira (29), a governadora Izolda Cela entregou a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) João Jackson Lobo Guerra. Na ocasião, também estiveram presentes a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, o prefeito de Itatira, Zé Dival, e outras autoridades.

“A escola profissional tem o objetivo de ajudar a juventude a realizar seus sonhos. Uma boa escola e um bom projeto curricular ajudam a realizar projetos de vida. A coisa mais importante para as famílias é verem seus filhos com uma boa perspectiva de vida, de trabalho, de desenvolvimento. É para isso que a gente luta”, afirmou a governadora Izolda Cela, destacando o compromisso do Estado em investir na educação para construir uma sociedade melhor.

A unidade de ensino de Lagoa do Mato tem capacidade para atender 540 alunos, funcionando em tempo integral, das 7h às 17 h, com três refeições diárias. Além disso, são ofertados três cursos técnicos: Desenvolvimento de Sistemas, Edificações e Multimídia.

A EEEP é estruturada com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos cursos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Na obra, supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), foram investidos R$ 14,4 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

“A estrutura [da Escola] é belíssima, acolhe bem e dá mais dignidade pra estudar e trabalhar. Mas o que é mais importante é o que se constrói aqui no chão da escola, no chão da sala de aula; são os projetos de vida; o que as pessoas realmente sonham e por onde passam esse sonho. A juventude terá aqui a oportunidade de ter cursos técnicos, incentivos à participação no Enem, em vestibulares, com equipe competente”, destacou Eliana Estrela, titular da Seduc.

Esse modelo de ensino integral focado no projeto de vida oferta aprendizagem e possibilidades profissionais para estudantes como Antônio Adley Macedo, 15, que ingressou no Ensino Médio neste ano. Cursando Desenvolvimento de Sistemas, ele projeta trabalhar em uma grande empresa de tecnologia. “Se a gente se esforça agora, no futuro seremos recompensados. Depois que eu terminar o Ensino Médio, pretendo cursar faculdade e trabalhar na área”, diz Adley, que atua como monitor do Busca Ativa Escolar, projeto desenvolvido pela Seduc com o objetivo de garantir a permanência dos alunos na escola.

O início do caminhar profissional desses estudantes conta com o apoio do Governo do Ceará, por meio da Seduc, que atualmente soma seis mil empresas parceiras nos programas de promoção de estágio profissional com previsão de atendimento de 18 mil estudantes.

Esse cuidado com o futuro dos jovens cearenses desperta no presente o protagonismo em itatirenses como Analu Rodrigues, 14, que cursa Edificações na Jackson Guerra, sendo vice-líder de turma. “Essa Escola é uma ótima oportunidade para mim e meus colegas. Será importante para nosso futuro”, destaca.

O diretor da escola, professor Leandro Sales, ressaltou o orgulho de fazer parte desse momento histórico para os moradores de Lagoa do Mato e região. “Se aqui estamos em evento de inauguração da Escola João Jackson Lobo Guerra, isso se deve à visão de futuro e de educação de todos aqueles e aquelas que ao longo da história recente do nosso Estado deram a sua contribuição”, pontuou.

“Essa escola leva o nome do saudoso vereador Jackson Guerra. Se Deus quiser vamos continuar [com a parceria entre Estado e Prefeitura] para que nós possamos dar cada vez mais o que o nosso povo merece, que é projeto bom, educação boa e saúde boa”, reforçou Zé Dival, prefeito de Itatira.

Ao lado da Escola Jackson Guerra está sendo construída mais uma Escola Estadual de Ensino Médio. A previsão de conclusão da obra é para o fim de maio deste ano.

Avanços na Educação em números

No período letivo de 2022, a rede estadual cearense conta com 746 escolas responsáveis pela matrícula de mais de 406 mil alunos. Desse total, as escolas profissionais ofertam 54 cursos técnicos para 111 municípios cearenses na Capital e no Interior, com o atendimento de 58 mil jovens.

Sobre o tempo integral, o Governo do Ceará segue ampliando essa modalidade para mais 68 unidades, sendo 60 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) e 8 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). Entre as 68 escolas, 15 foram construídas para essa finalidade e entraram em funcionamento em 2022. A EEEP de Itatira é uma delas e será inaugurada com o número 129.

A expansão garantiu 392 unidades de ensino para mais de 130 mil estudantes. Do total, 131 são EEEPs e 261 EEMTIs passaram a atender com a jornada prolongada. Em todo o estado, 60% da rede pública estadual de ensino médio dispõe desta modalidade de ensino.

A meta é que até 2026 todas as escolas cearenses de ensino médio funcionarão em jornada prolongada. Para isso, será investido R$ 1,37 bilhão no período de 2022 a 2026.

Essas iniciativas fazem parte do Programa Ceará Educa Mais, que envolve 25 ações, em oito eixos, para proporcionar o fortalecimento da rede pública estadual de ensino.