Cascavel tem ampliação do sistema de abastecimento de água inaugurada

12 de junho de 2019 - 14:44 # # # # # #

Wilson Zanini - Texto
Thiara Montefusco - Fotos

Com o objetivo de assegurar o fornecimento de água para o município de Cascavel, o Governo do Ceará inaugurou, por meio da secretaria das Cidades e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), nesta quarta-feira (12), a ampliação do sistema de abastecimento de água do açude Mal Cozinhado.

Agora, mais de 50 mil pessoas passam a contar com um sistema que possui mais de 8 km de adutora de 500 milímetros e uma Estação de Tratamento Avançada (ETA), com dupla filtração e com mecanismo para tratar os rejeitos durante o processo. A capacidade de geração é de 130l/s.

Para entregar esta obra, o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, presidiu a ação, em nome do governador Camilo Santana. Acompanharam a comitiva do Estado o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, e o prefeito de Cascavel, Thiago Ribeiro.

“Veja como é trabalhar com prevenção. O açude Mal Cozinhado já chegou a ficar com 1% de sua capacidade, mas antes de ele passar a não abastecer mais Cascavel, o Governo do Ceará construiu uma adutora de 24 km, trazendo água lá do Eixão. Agora Cascavel tem as duas opções, porque o açude está com 66%. E a água que é tratada aqui é reaproveitada, não há desperdício”, comentou Nelson Martins.

“A gente tá podendo presenciar aqui uma garantia de que o abastecimento d’água em Cascavel será melhor. Está aqui a resposta do Governo do Estado, a resposta da Cagece de que, com o empenho do serviço público a gente pode gerar um serviço público, fazer chegar uma água melhor para o cidadão cascavelense”, disse o prefeito Thiago Ribeiro.

Com investimentos de R$ 12,5 milhões (estação mais adutora), a estação de tratamento de água foi construída ao lado do açude Mal Cozinhado, possibilitando o transporte da água já tratada para a cidade.

“Hoje é uma data importante, porque quando se tem água, tem saúde. Quando não tem saúde você pode olhar que não tem saneamento e há problema de água”, disse Zezinho Albuquerque. “Eu diria que Cascavel, com a construção desse equipamento, tem uma das melhores ETAs do Estado do Ceará. São uma água muito boa, atendendo a todo o padrão de portabilidade exigido pelo Ministério da Saúde, destacou Neuri Freitas, presidente da Cagece.

População beneficiada

“Vai ser bom para a população de Cascavel, porque quando a água não era tratada, tinha gosto de cloro. Agora, com a estação de tratamento vai ficar melhor, porque o pessoal usa a água para lavar, cozinhar”, disse o morador Cleilton Caetano Costa, de 27 anos.

Futuramente, o sistema também poderá atender ao município de Beberibe.