Ceará ganha núcleo do Instituto Acelino Popó Freitas

11 de junho de 2010 - 13:03

Os praticantes de boxe do Ceará terão mais um motivo para comemorar este ano. É que neste sábado, dia 12, às 16 horas, a Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) inaugura o Instituto Acelino Popó Freitas, no bairro Luciano Cavalcante. Com uma história de superação por meio do esporte,
ninguém melhor do que o próprio pugilista e ex-campeão mundial de boxe para marcar o início de um projeto que irá incentivar muitos jovens que sonham em um dia se tornarem campeões.

Em parceria com a Federação Cearense de Pugilismo (FCP), o Instituto em Fortaleza funcionará na sede da Federação e atenderá crianças e jovens de oito a 16 anos, em quatro turmas de 15 crianças. Além de sua experiência, Popó irá disponibilizar um de seus professores para ajudar no preparo dos profissionais que irão ministrar aulas para a criançada. Ao todo, serão 200 beneficiados com aulas gratuitas.  A inauguração contará ainda com a presença do secretário do esporte, Ferruccio Feitosa, e terá início às 16 horas. Na programação, 25 crianças do Núcleo farão uma apresentação e, para encerrar o evento, uma luta de boxe de três rounds.

 

As negociações para a instalação do Instituto Acelino Popó de Freitas no Ceará tiveram início em abril, quando Popó esteve no Estado participando do projeto “Esporte na Minha Cidade” da Sesporte. “O nosso objetivo é chegar em 2016 com alguns jovens cearenses disputando uma medalha nas Olimpíadas do Rio de Janeiro”, acrescenta o secretário Ferruccio Feitosa. Já Popó afirma que a idéia é formar campeões para a vida. “Queremos colocar o esporte como uma alternativa de inclusão social para estes garotos”, disse o atleta.

Quem é Popó

O pugilista começou a treinar aos 14 anos por influência do irmão mais velho, também boxeador. Em 1995, conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de Mar Del Plata e, aos 24 anos, sagrou-se campeão mundial de boxe na categoria Super Pena pela Organização
Mundial de Boxe (WBO), em menos de dois minutos de luta. O cartel de Popó compreende 40 lutas, sendo 38 vitórias (32 por nocaute) e duas derrotas.

Em paralelo a carreira como pugilista, Popó também desenvolve projetos esportivos e sociais em Salvador (BA). Entre eles está o Boxe Brasil, onde promove torneios de boxe em diversos estados brasileiros a fim de alavancar o esporte e dar visibilidade a novos atletas no país. Em
2006, criou o Instituto Acelino Popó Freitas, onde oferece oficinas de boxe a crianças e adolescentes da comunidade de Arraial do Retiro.

Principais títulos – Pentacampeão baiano e tricampeão Norte Nordeste; campeão brasileiro; prata no Pan-americano de Mar Del Plata (1995); campeão do Mundo Hispano (1996); campeão brasileiro dos Super Penas (1998); campeão mundial Super Pena pela WBO (1999); campeão mundial
Super Pena pela AMB (2002); super campeão pela WBO (título concedido por defender dez vezes o cinturão da organização); campeão mundial peso Leve pela WBO (2004 e 2006).

Serviço:
Inauguração do Instituto Acelino Popó
Data: 12/06/2010
Horário: 16h
Local: Federação Cearense de Pugilismo (FCP)
Rua Luiza Miranda Coelho, 953, Luciano Cavalcante, (Próximo ao Hospital São Lucas)

11.06.2010

Assessoria de Imprensa da Sesporte
Lisiane Linhares (lisiane.linhares@esporte.ce.gov.br / (85) 3101.4415 / 8732.1976)