Selo Verde: 137 municípios vão disputar certificação este ano

4 de junho de 2010 - 14:20

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), através da coordenadoria do Programa Selo Município Verde, recebeu inscrições de 140 municípios – um a mais do que ano passado – para concorrerem à certificação do selo nas categorias A, B ou C. Desse total, três cidades – Ibicuitinga, São Gonçalo do Amarante e Tejuçuoca – não tiveram suas inscrições validadas. Ou seja, as duas primeiras por não disporem, ainda, de Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente (Condemas), ou órgãos equivalentes, condição “sine qua non” para que a idade possa inscrever-se, e o último município, em razão de ter postado a documentação fora do prazo.

Agora o Comitê Gestor inicia a segunda fase do programa, que consiste na verificação de todos os documentos, para, posteriormente, fazer a pré-seleção dos municípios que serão visitados pelos técnicos do Conpam e integrantes daquele comitê. A expectativa dos técnicos é de que este ano haja a possibilidade de que mais municípios sejam certificados, em razão do trabalho desenvolvido junto às Prefeituras por parte dos técnicos do Conpam e outras entidades envolvidas na questão ambiental no Estado.

Ressalte-se que o Ceará é o estado brasileiro que, proporcionalmente, dispõe de mais conselhos municipais de defesa do meio ambiente em funcionamento e/ou órgãos assemelhados, perfazendo um total de 151 dos 184 municípios cearenses.

04.06.2010

Coordenadoria de Imprensa do Conpam

Pedro Gomes de Matos / Ranne Almeida (85 9984.4440 – 9978.7019)