Laboratório de Medidas Elétricas permite confiabilidade dos resultados

10 de maio de 2010 - 13:57

A acreditação representa o reconhecimento formal da competência técnica de um laboratório para realizar determinado serviço em conformidade com os requisitos estabelecidos em norma técnica. Através da acreditação, o cliente tem a garantia que existe um Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ implantado, que os técnicos estão qualificados para realizar o serviço de forma confiável. Esta é uma maneira da sociedade identificar os laboratórios que oferecem a máxima confiança nos resultados de seus serviços, aceitos internacionalmente devido a sua credibilidade.

 

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec –  dispõe do Laboratório de Medidas Elétricas – LME, ligado a Divisão de Mecânica Elétrica e Energia – DIMEE, acreditado junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro para realização de calibração de instrumentos de medidas elétricas, em conformidade com a norma NBR 17.025/2005.

 

Com a finalidade de reavaliação exigida para manutenção do certificado de acreditação e avaliação para a extensão do escopo de serviços, o Laboratório de Medidas Elétricas – LME passou por processo de auditoria por duas avaliadoras do Inmetro. A avaliação foi realizada para verificar se os procedimentos do laboratório estão adequados à norma, se os técnicos estão aptos para fazer o serviço de calibração e se os cálculos de incerteza de medição estão adequados.

 

O Engenheiro Eletricista e Coordenador do LME, Gilson Aguiar, destacou que o laboratório mantém toda a sua documentação atualizada durante o ano para conforme os procedimentos específicos da norma. “Para se preparar para a avaliação do Inmetro, o laboratório encaminhou seus padrões de referência para calibração, adquiriu novos instrumentos, que permitiram a extensão do escopo, e está inscrito no programa de comparação interlaboratorial de calibração e incerteza de medição”, explicou.

 

De acordo com a Avaliadora Líder e Gestora de Acreditação do Inmetro, Maria Angélica Coutinho, será recomendada a manutenção da acreditação e a extensão do escopo de serviço. “Desde a última reavaliação, o laboratório apresentou melhorias constatadas a partir do aumento das instalações físicas e a aquisição de novos equipamentos, que permitem realizar o serviço solicitado na extensão do escopo. Outros pontos a serem destacados é que os técnicos demonstram qualificação para desenvolver as atividades do laboratório e o Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ que está sendo mantido” salientou.

 

A avaliadora reforçou ainda a importância estratégica da existência de um laboratório na área de medidas elétricas na Região Nordeste. “O Nordeste é carente em laboratórios acreditados na área de energia. E o Laboratório de Medidas Elétricas do Nutec proporciona facilidade aos clientes da região, que não precisam correr riscos com o frete alto do transporte dos equipamentos para outros estados mais distantes e têm o prazo menor de entrega dos resultados”, explicou. Ela ressaltou ainda que, com a acreditação do Inmetro, o laboratório está apto a realizar serviços de calibração de instrumentos para qualquer empresa mundial, devido ao reconhecimento internacional do Inmetro que garante a confiabilidade dos resultados dos laboratórios acreditados.

 

O resultado da auditoria foi anunciado ao Presidente do Nutec, João Pratagil, em reunião, na Sala da Presidência, na qual podemos enfatizar o desenvolvimento de um modelo para atuação dos Institutos de Pesquisa Tecnológica, que advém da necessidade de revisar conceitos e práticas num ambiente em profunda transformação como é o Nutec. Por isso a necessidades de auditoria.

 

10.05.10

Assessoria de Imprensa do Nutec

Raquel Souza (asscom@nutec.ce.gov.br / 85 3101.7624)