Governador recebe embaixador norte-americano

20 de abril de 2010 - 15:40

O governador Cid Gomes recebeu nesta terça-feira (20), no Palácio Iracema, o embaixador dos Estados Unidos, Thomas A. Shannon Jr. A visita de cortesia teve como objetivo estreitar as relações comerciais entre o Ceará e os Estados Unidos. Na conversa, o embaixador relatou o interesse do País em “explorar as oportunidades que o Nordeste, principalmente o Ceará, apresenta em diversos setores, como industria, comércio e turismo”, disse o embaixador.

 

Durante a conversa, o Governador apresentou as potencialidades do Estado para essas áreas, com destaque para Turismo, que representa cerca de 12% do PIB estadual, e Indústria, que representa entre 27% a 30%, e que “deve aumentar com a implantação da Siderúrgica e Refinaria no Estado”, avaliou Cid Gomes. Ele também destacou como um grande potencial de exploração por parte dos Estados Unidos os setores de Agronegócio e Fruticultura. “O Nordeste, e particularmente o sul do Ceará tem uma grande fronteira agrícola a ser explorada e com estrutura para isso, a exemplo da Transdordestina. A fruticultura no nosso Estado também apresenta um grande potencial de exploração”, explicou Cid Gomes.

 

Na oportunidade, o Governador apresentou ao embaixador números relativos ao crescimento econômico e o aumento no números de empregos no Estado. Segundo Cid, em 2009 enquanto o PIB nacional caiu 0,2%, no Ceará o PIB teve uma elevação de 3,1%. Na avaliação do Governador, “esses números refletem a responsabilidade que o Estado, junto com o Nordeste, teve em amenizar os efeitos da crise econômica”. Sobre os dados referentes a criação de empregos formais, o Ceará foi o segundo Estado quem mais criou vagas em 2009, e mantém a posição no primeiro trimestre deste ano. “Os investimentos do Governo do Estado em 2009 chegou a 1 milhão de dólares, em obras de infraestrutura e sociais, gerando mais de 32 mil empregos”, apresentou o Governador.

 

Cid Gomes também explicou ao embaixador obras que deverão ser instaladas pelo Governo Estadual até o fim do ano. Entre elas está a criação de 125 Escolas de Educação Profissional, a implantação do Cinturão Digital, obra que levará banda larga para cidades que concentram 91% da população urbana cearense, e a instalação de 14 parques de Energia Eólica no Ceará, atualmente responsável por 40% da matriz energética do Estado.

 

Diante dos dados, o embaixador demonstrou interesse em marcar um novo encontro com o Governador. “Nosso país tem um grande interesse em trabalhar as oportunidades comerciais que o Ceará apresenta. E em colaborar com as ideias que o Governador apresentou”, finalizou Thomas Shannon.

Após o encontro, o Governador e o Embaixador foram para a cerimônia que condecorou a cearense Maria da Penha Maia Fernandes, conhecida como Maria da Penha. A farmacêutica recebeu a condecoração Mulheres de Coragem, comenda designada pela Casa Branca.

 

20.04.10

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)