Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Página Inicial / Noticias / Novas regras para o trânsito em Jericoacoara

Órgãos Vinculados

 
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Novas regras para o trânsito em Jericoacoara

Congestionamento, alta velocidade e som às alturas estão com os dias contados na exuberante e charmosa praia de Jericoacoara. O assunto foi tratado na segunda reunião promovida pela Setur, no último sábado (06), desta vez com destaque para o tema "trânsito". O evento, o qual reuniu representantes de associações de moradores e do trade turístico local, além de autoridades municipais da região, contou  também com as presenças do Secretário Ivo Gomes, chefe de Gabinete do Governo do Estado e da superintendente da Semace, Lúcia Teixeira.

A reunião foi aberta pelo Secretário Bismarck Maia trazendo para discussão com a comunidade o projeto de ordenamento do fluxo de veículos, uma das demandas surgidas no último encontro. A proposta do Detran foi apresentada pelo chefe de Gabinete do órgão, Júlio Cavalcante. No relatório consta que, normalmente, mais de 2 mil veículos , emplacados no município de Jijoca de Jericoacoara - sem contar com os  dos visitantes - circulam, sem ordenamento, trazendo  degradação às dunas e à  vila.  Segundo  Cavalcante, a  sugestão seria criar um estacionamento e proibir o acesso dos carros à duna Por do Sol.

Para Ivo Gomes, a medida tem que ser mais radical para que o Ceará não corra o risco de ficar sem a "Jóia da Coroa", conforme denominou a praia de Jericoacoara. E alertou, "se o projeto não tiver o apoio da comunidade de nada adianta uma intervenção governamental". Ele pediu que nativos e empreendedores não destruíssem o mais importante patrimônio cearense. "Conheço Jeri desde 1986 e venho acompanhando o progresso da vila. Como deputado, membro do Governo e cidadão tenho a responsabilidade de zelar pela preservação do local".

O diálogo foi aberto e a população participou ativamente do debate apresentando questionamentos e sugestões para o projeto. Regulamentação dos transportes, contenção no número de veículos na entrada da vila, uso de guaritas, contratação de monitores ambientais, policiamento, circulação de quadriciclos, bugues e camionetas, reforço na fiscalização, desembarque de passageiros, etc, foram também assuntos apontados.

No final, após a apresentação da proposta sugerida pela comunidade, foi criada uma comissão formada pelo Detran, Semace, Prefeitura, Governo do Estado e de diversas associações representativas de empresários e da comunidade de Jeri, para participar de reunião na próxima quarta-feira, às 14h30min, no Palácio Iracema. Na pauta, solução definitiva para regulamentação do fluxo de veículos na vila e para o reveillon.


Assessoria de Imprensa da Setur:

Carmen Inês Matos Walraven (carmeninesm@setur.ce.gov.br - (85) 8732-2041/3101-4661

Agenda - Fevereiro 2010

Fevereiro
SeTeQuQuSeSaDo
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728