RMF e Maciço de Baturité: Sinalize e Areninha somam investimentos de quase R$ 3,4 milhões

4 de julho de 2018 - 11:02 # # #

Romário Pinheiro - Fotos

Iniciado em Aquiraz, na manhã desta terça-feira (3), a programação de implantação do programa Sinalize percorreu ainda as cidades de Horizonte, também pertencente à Grande Fortaleza, depois Redenção e Acarape, tendo como representante do governador Camilo Santana, o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins. Localizadas na região do Maciço do Baturité, Redenção e Acarape, além do Sinalize, foram contempladas também com a assinatura das ordens de serviço autorizando a construção de duas Areninhas Tipo II – Campinhos Padrão.

A comitiva governamental contou ainda com as presenças do secretário adjunto do Esporte, Marcos Lage, que representou o secretário Euler Barbosa; do coordenador do Programa Sinalize, Marlon Catunda; do superintendente do Detran CE, Igor Ponte; de parlamentares e autoridades dos municípios. Ao todo, somente nesta terça, o Governo investiu quase R$ 3,4 milhões nas cidades.

Em Aquiraz foi autorizada a pavimentação asfáltica de uma área de 30.000 m², que receberá ainda sinalização vertical e horizontal, com investimentos da ordem de R$ 990 mil. São 75 mil habitantes sendo beneficiados pelo Governo do Ceará, através do Detran. “Para vocês terem uma ideia, nós vamos asfaltar 12 ruas de Aquiraz. Todos os governadores juntos não fizeram por Aquiraz o que o Camilo tem feito”, disse o prefeito Edson Sá.

Horizonte também recebeu do Governo, 30.000 m² de área para ser asfaltada e sinalizada, com recursos de R$ 990 mil. Um benefício à sua população, de 55 mil habitantes. “Aqui serão trinta mil metros, que cobrirão onze ruas que fazem parte do principal trânsito da nossa cidade”, comentou o prefeito Chico Cesar.

Os 26 mil habitantes de Redenção, município do Maciço do Baturité, receberam autorização para pavimentar e sinalizar 20.000 m² de área, com recursos de R$ 690 mil; e para a construção da Areninha Tipo II da cidade, a um custo de R$ 171.596,70. “Agradecemos a parceria que o Governo do Ceará sempre manteve com o município de Redenção. A população só tem a ganhar com esse tipo de gestão parceira”, destacou David Benevides, prefeito da cidade.

Em Acarape, os 15 mil habitantes também receberam dois investimentos: o Sinalize, com investimento de R$ 365 mil, correspondente a 10.000 m² de área viária a ser beneficiada; e uma Areninha Tipo II, também com investimentos de R$ 171.596,70. “Hoje é um dia especial, por estarmos comemorando a vinda dessa pavimentação e desse equipamento esportivo, que são grandes anseios da nossa população”, pontuou o prefeito Franklin Oliveira.

O Programa Sinalize

O Sinalize foi criado pelo governador Camilo Santana vislumbrando a redução do número de acidentes de trânsito e de vítimas fatais nas zonas urbanas do Ceará. O investimento total é de R$ 120 milhões, nos 184 municípios cearenses para recuperação e conservação das vias de trânsito, além da implantação de sinalização vertical e horizontal para promoção da segurança de veículos e pedestres na região.

“A explosão da frota nos últimos 10 anos, tem repercutido em acidentes e no aumento da desordem no trânsito das cidades. Pensando nisso, o Governo do Ceará criou o Sinalize, um programa permanente de pavimentação e sinalização vertical e horizontal em todos os municípios do Ceará, para fazer frente a esta demanda, com o critério proporcional à população de cada município”, explicou Igor Ponte.

Areninha Tipo II – Campinho Padrão

O campinho é o equipamento multifuncional, no formato de campo society, gramado sintético, alambrado, vestiários, iluminação e urbanismo, entre outras melhorias. Os equipamentos possuem estrutura menor do que as Areninhas Tipo I, que estão nas cidades com mais de 50 mil habitantes.

“As areninhas são equipamentos que vão trazer benefícios para a juventude dos municípios, dimuindo o risco às drogas e à violência, através da prática esportiva”, definiu Marcos Lage.