Sinalize e areninha: Governo do Ceará investe mais de R$ 2,1 milhões em Graça, Pacujá, Varjota e Reriutaba

29 de junho de 2018 - 14:12 # # # # # #

Romário Pinheiro - Fotos / Detran

No segundo dia consecutivo de investimentos na região do Sertão de Sobral, os municípios de Graça, Pacujá, Varjota e Reriutaba receberam, cada um, nesta quinta-feira (28), do Governo do Ceará, autorização para a implantação do Programa Sinalize, com 40.000 m² de pavimento asfáltico, de sinalização vertical e horizontal; e implantação de uma Areninha Tipo II – Campinho Padrão. No total, as cidades receberam investimentos de mais de R$ 2,1 milhões.

Na ocasião, o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, representou o governador Camilo Santana. O secretário adjunto do Esporte, Marcos Lage, que representou o secretário Euler Barbosa; o coordenador do Programa Sinalize, Marlon Catunda – representante do superintendente do Detran, Igor Ponte; parlamentares e lideranças locais também participaram dos eventos.

“Estas obras do Sinalize abrangem todo o Estado. Essa é apenas a primeira fase, mas outras etapas do Programa irão acontecer. Nós estamos implantando o programa através do Detran e em parceria com todos os municípios”, explicou Nelson Martins.

Prefeitos

O prefeito Augusto Brito, do município de Graça, agradeceu pelas obras conquistadas. “Além do Sinalize e da Areninha, vamos receber outras obras, a exemplo dos calçamentos, que já foram iniciados. Minhas palavras são de gratidão”, comentou.

“É uma satisfação grande estar recebendo hoje o início da Areninha Tipo II e o Sinalize I. Brevemente, com a continuação do Programa, eu tenho certeza que vamos conseguir asfaltar toda a cidade”, comentou o prefeito Alex Alves, de Pacujá. A prefeita Célia Rodrigues, de Varjota, afirmou estar muito feliz com a parceria da prefeitura com o Governo do Ceará. “Além do Sinalize, muitos outros projetos virão para nossa cidade”, comemorou.

O prefeito de Reriutaba, Oswaldo Neto, também agradeceu as parcerias que o Governo tem realizado com o município. “É muita alegria para os reriutabenses fazer parte dessas parcerias que vão nos trazer, além de asfalto e Campinho, muitos outros projetos que vão beneficiar diretamente aos reriutabenses”, lembrou.

O Programa Sinalize

O Sinalize foi criado pelo governador Camilo Santana vislumbrando a redução do número de acidentes de trânsito e de vítimas fatais nas zonas urbanas do Ceará. O investimento total é de R$ 120 milhões, nos 184 municípios cearenses para recuperação e conservação das vias de trânsito, além da implantação de sinalização vertical e horizontal para promoção da segurança de veículos e pedestres na região.

Cordenador do Programa Sinalize, Marlon Catunda se referiu ao Programa como “um Programa que vai trazer mais segurança e organização ao trânsito das cidades. Foi criado baseado nas estatísticas de acidentes de trânsito nas áreas urbanas das cidades e seu objetivo é promover uma melhoria nesses índices”, explicou.

Areninha Tipo II – Campinho Padrão

O campinho é o equipamento multifuncional, com dimensões 38m x 26m, formato de campo society, gramado sintético, alambrado, vestiários, iluminação e urbanismo, entre outras melhorias. As obras estão a cargo do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), com gestão da Secretaria do Esporte (Sesporte). Os equipamentos possuem estrutura menor do que as Areninhas Tipo I, que estão nas cidades com mais de 50 mil habitantes.

“Trata-se de um equipamento que vai trazer benefícios para a juventude dos municípios, dimuindo os riscos sociais. O objetivo é afastar os jovens, através do esporte, do flagelo das drogas e da violência”, pontuou Marcos Lage.