Educação: autorizada construção de Escola de Ensino Médio em Chorozinho

7 de maio de 2018 - 22:30 # # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem
Tiago Stille - Fotógrafo / Governo do Ceará

Mais uma obra de educação foi autorizada pelo Governo do Ceará, desta vez no município de Chorozinho, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Representando o governador Camilo Santana, o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, assinou, nesta segunda-feira (7), às 16h, a ordem de serviço para o início das obras. Presenças do prefeito do município, Dr Júnior; do superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Sílvio Campos; de parlamentares estaduais e federais e demais autoridades locais.

“Estamos muito felizes em representar o governador nessa ordem de serviço. O Estado já tem uma escola na sede do município e agora vai ter uma na comunidade do Triângulo. É mais uma ação do Estado, que hoje tem cerca de 200 obras de educação em andamento. São tantas escolas, que toda quinta-feira, o governador está inaugurando uma escola”, comemorou o secretário Nelson.

O prefeito de Chorozinho, Dr Júnior ressaltou a importância do momento. “Desde já a gente agradece a parceria com o Governo do Estado. É só com parcerias como esta da escola, que a gente vai poder continuar cuidando do nosso povo. O desenvolvimento de Chorozinho vai continuar acontecendo cada vez mais”, concluiu.

Objetivo

O equipamento servirá tanto para otimizar um ambiente adequado para o estudo dos alunos quanto para o trabalho do corpo docente.

De acordo com Rogers Mendes, titular da pasta estadual da Educação, “é muito importante poder dar essa ordem de serviço de um dos equipamentos mais importantes para a sociedade brasileira, que é uma escola. Esta será uma escola de qualidade que vai fazer com que os estudantes da comunidade não precisem pegar transporte para estudar na sede”, destacou o secretário.

A escola

Após concluída, a escola proporcionara para o município um ambiente dotado de seis salas de aula e capacidade para atender até 270 estudantes em cada turno (manhã ou tarde); biblioteca; laboratórios de Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática) e sala de vídeo. A construção terá a fiscalização do DAE, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).

Para a construção do equipamento foram destinados cerca de R$ 4 milhões, oriundos dos governos estadual e federal.

Com a construção de Escolas de Ensino Médio em áreas rurais, os alunos passaram a ter a comodidade de estudar no local onde moram, e não mais na sede do município.

Escolas Estaduais

A Rede pública estadual cearense é formada por 722 escolas com o atendimento de 450 mil alunos. O município de Chorozinho integra a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 9, que ainda reúne os municípios de Beberibe, Cascavel, Pacajús e Pindoretama. O professor Pedro Henrique Sampaio é o dirigente da Crede. O município de Chorozinho conta com a Escola de Ensino Médio Wladimir Roriz, que reúne 887 matriculados.

Reconhecimento

Para Maria de Fátima Custódio da Silva, de 17 anos, a escola trará muitos benefícios para a comunidade. “É uma novidade. Eu posso acreditar que o governo pode melhorar a saúde e a educação das pessoas em nossa volta. É uma coisa boa, porque, a gente como jovem estudante, não vai mais precisar estar se deslocando para outro município para estudar”, vibrou a estudante.