Mombaça: autorizada construção de mais uma Areninha para o Sertão Central

25 de abril de 2018 - 10:17 # # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem
Ariel Gomes - Fotos

Mais um investimento do Governo do Ceará no interior do Estado. Nesta terça-feira (24), o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, representou o governador Camilo Santana na solenidade que marcou o início das obras da Areninha de Mombaça, município da região do Sertão Central.

A obra é contratada pelo Governo do Ceará, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e recebeu investimento de R$ 1.590.405,05 para a sua execução, estimada em um prazo de quatro meses.

O secretário defende a implantação desses equipamentos como forma de promover uma vida mais saudável e longe do caminho das drogas para os jovens. “Essa é uma obra muito importante. Vai ser um instrumento para reunir a juventude e incentivar o esporte, como forma de evitar que o jovem vá para as drogas e para o mundo da violência”, disse.

“Esse equipamento vai se transformar num instrumento de resgate social. Vamos fazer com que os vínculos da comunidade sejam fortalecidos através do esporte. É uma forma de aproximar as pessoas”, explicou Francisco Ibiapina, secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social.

“Esse é um momento importante para alavancar ainda mais o desporto no nosso município. Essas parcerias são muito importantes para engrandecer Mombaça. Quem ganha é a população”, destacou Elídio Filho, prefeito da cidade.

O equipamento

A nova Areninha será composta gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação.

As Areninhas pelo Ceará

O Governo do Ceará e a prefeitura de Fortaleza assinaram convênio dentro da ação “Juntos por Fortaleza”, para a construção de 16 novas Areninhasj na capital, passando das atuais 22, para 38 equipamentos. As novas unidades serão implantadas nos bairros Vila Velha, Antônio Bezerra, Bonsucesso, Itaoca, Parangaba, Serrinha, Mondubim (duas areninhas), Granja Portugal, Parque Dois Irmãos, Curió, Castelão, São Bento, Jardim das Oliveiras, Barroso e Coaçu.

Já no interior, 49 localidades foram contempladas com o equipamento, nos municípios de Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati (Sede e Canoa Quebrada), Barbalha, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia (duas areninhas), Crateús, Crato (duas areninhas), Eusébio, Granja, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte (duas areninhas), Limoeiro do Norte, Maracanaú (duas areninhas), Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi e Viçosa do Ceará. A entrega da primeira Areninha no interior do Ceará aconteceu na última sexta-feira (20), no Crato.

Mais de 100 outros municípios – os que não receberão Areninha – serão contemplados com os Campinhos. Trata-se de equipamentos com uma estrutura menor, similar aos campos society. O Governo do Ceará está finalizando a licitação para a construção dos Campinhos.

Benefício para os jovens

Aos 16 anos, a estudante Jaiane Mendes é a favor da transformação dos jovens através do esporte. “Cada projeto que é trazido para nossa cidade, tem influência na educação. As Areninhas vão auxiliar muito na segurança e contra a violência, através do esporte, mas também na educação, porque esporte é educação”, defendeu.