Em Amontada, 168 famílias recebem o benefício dos sistemas de abastecimento d´água

21 de abril de 2018 - 12:28 # # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem
Wilson Zanini - Fotos

O secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e o secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), De Assis Diniz, estiveram no município de Amontada, na tarde desta sexta-feira (20), para realizar a entrega de quatro sistemas de abastecimento d’água, que contemplaram 168 famílias nas comunidades de Lagoa do Jardim, Duros, Almas e Tanques.

Nelson Martins, que representou o governador Camilo Santana, mostrou-se alegre em realizar as inaugurações. “É com muita alegria que represento o governador hoje, em Amontada, com a oportunidade de inaugurar sistemas de abastecimento d’água para estas comunidades rurais afastadas da sede do município. O investimento é de quase R$ 700 mil, favorecendo quase 170 famílias”, explicou o secretário.

“Existem outros seis sistemas em execução e mais 13 projetos prontos para licitar. Aqui em Amontada, somente na área hídrica, o governo, através da SDA, tem investido mais de R$ 25 milhões. Fora isso, recentemente o governador inaugurou uma escola de ensino médio, na comunidade de Garças; estamos iniciando uma obra para a construção de um cinema no município; na próxima semana, a primeira-dama, Onélia, estará inaugurando uma obra de mais de R$ 1 milhão, que é a Praça Mais Infância; temos a estrada que liga Moitas ao Icaraizinho e a urbanização da praia de Icaraizinho. Isso demonstra o volume de ações que Amontada recebe do Governo do Estado”, concluiu.

A primeira solenidade aconteceu em Lagoa do Jardim e referiu-se à entrega de um sistema para 57 famílias da comunidade. O segundo evento ocorreu em Almas e representou a entrega de mais três sistemas de abastecimento, que contemplaram 111 famílias das comunidades de Almas, Duros e Tanques. O investimento total foi de cerca de R$ 700 mil.

De Assis Diniz enxerga essas obras como investimento no bem-estar das pessoas. “Investir em água de qualidade tem impacto direto na saúde. A SDA tem a responsabilidade de executar esses programas prioritários, como o Água Para Todos, São José e Paulo Freire. Nos alegra muito participar da construção da dignidade da população”, defendeu o secretário.

Para o prefeito de Amontada, Valdir Herbster, “o fato de essas comunidades estarem recebendo esses sistemas reflete em mais qualidade de vida e saúde. Água é um dos maiores benefícios que um governo pode trazer para uma região”, destacou.

O reconhecimento do homem do campo

Aos 41 anos de idade, José de Castro, morador de Lagoa do Jardim, afirma que a água traz uma mudança sem precedentes. “Falar de água é falar de saúde, de vida, principalmente pra nós aqui do campo. Nós, que somos assentados, ficamos muito felizes, porque vamos ter um progresso significativo”, relatou o agricultor.