Governador e Casa Civil realizam visitas técnicas no Cariri

16 de abril de 2018 - 12:37 # #

Wilson Zanini> - Gestor de Reportagem

Na noite deste sábado (14), o governador, acompanhado da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, assinou a ordem de serviço das obras de reforma e ampliação do Parque Pedro Felício Cavalcante. Durante a solenidade, Camilo também autorizou a reforma do sistema de abastecimento d’água da cidade, que recebeu investimentos de R$ 45 milhões..

Na tarde do mesmo dia, o governador Camilo Santana, acompanhado do secretário adjunto da Casa Civil, Quintino Vieira, e comitiva, esteve na região do Cariri, em visita às obras de reforma e ampliação do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, que anualmente recebe a Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato).

Segundo Camilo Santana, essas obras têm previsão de conclusão para julho deste ano. “Essa reforma vai custar mais de R$ 35 milhões e o compromisso é que fique pronta antes de julho, para a Expocrato, do jeito que o povo da cidade merece”, disse.

As visitas abrangeram outras obras na região do Cariri, incluindo a reforma da estrada que liga Missão Velha até Juazeiro do Norte, uma Escola de Ensino Profissionalizante, em Missão Velha; o teleférico do distrito de Caldas, em Barbalha; a estrada que liga Nova Olinda e Crato; a urbanização do entorno do Horto de Nossa Senhora de Fátima, no Crato; a Areninha do Crato; a policlínica e o camelódromo do município. Camilo também se comprometeu com a reforma do estádio Romeirão, em Juazeiro.

De acordo com Quintino Vieira, essas visitas técnicas têm o objetivo de dar maior celeridade às obras, para que se cumpra o prazo de entrega. “Pra mim, uma obra tem que ter data de início, meio e fim. Já na próxima sexta-feira deveremos estar visitando Jati, percorrendo até Brejo Santo e Barbalha, nas obras do Cinturão das Águas, Aquelas obras vão trazer melhor segurança hídrica a toda uma parte do Ceará”, explicou. “O objetivo dessas visitas é dar uma maior supervisão, uma maior velocidade às obras do Ceará. Todas as obras iniciadas, eu procuro fazer até o impossível para que sejam concluídas dentro do prazo de execução”, concluiu Quintino.

 

Parque de Exposições

As obras do novo Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, cujo terreno onde vai ser construído foi conferido de perto pelo governador no turno da tarde, ficarão a cargo da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa). O equipamento terá um total de 21 edifícios, dedicados às diferentes funções, como recepção, boxes para artesanato, sala multifunções/exposições/museu, e uma sala dedicada aos engenhos de rapadura que fazem parte da história local.

Com a reforma, o Parque de Exposições terá duas grandes zonas; a zona do recinto da feira, onde se concentram os edifícios e constitui o principal programa permanente, e a zona de parque/eventos temporários, constituídas maioritariamente por zonas livre e áreas verdes, destinadas a acomodar grandes eventos complementares às boxes dedicadas às exposições e feiras. As obras serão fiscalizadas pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Ceará (DAE).