Governo do Ceará investe no Maciço de Baturité e Vale do Jaguaribe

4 de abril de 2018 - 18:07 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SDA - (85) 3101-8137 / (85) 98730.6462

O Governo do Ceará beneficiou cerca de 750 famílias com sistemas de abastecimento de água pelo Projeto São José III nas cidades de Aracoiaba, Alto Santo e Tabuleiro do Norte. Foram implantados três sistemas de abastecimento de água, no município de Aracoiaba, na região do Maciço de Baturité e autorizada a implantação de um sistema em Alto Santo e outro em Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. Na ocasião, o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, esteve à frente das solenidades, representando o governador Camilo Santana.

Sobre os investimentos nessas regiões, Nelson Martins apresentou os números. “Somente no dia de hoje, nós estamos beneficiando por volta de 750 famílias, num investimento total correspondente a R$ 2,5 milhões. Isso é parte do projeto São José III e graças a Deus o governador já renovou a nova etapa do empréstimo com o Banco Mundial, onde nós teremos mais R$ 490 milhões para projetos de abastecimento de água e projetos produtivos, dentro do projeto São José”, explicou

Esse momento é muito importante e é uma luta de muitos anos e diversas gestões. As comunidades esperaram e agora já podem tomar um banho com mais dignidade

Aracoiaba

Tigipió, Maguary e Adrenópoles, comunidades do município de Aracoiaba, no Maciço de Baturité, comemoraram a inauguração do benefício às 234 famílias, que agora têm a comodidade de contar com água tratada nas torneiras de casa. O investimento foi da ordem de R$ 858.420,30.

Antônio Cláudio, prefeito de Aracoiaba, reafirmou a importância de desenvolver parcerias em projetos, como o Água para Todos. “Aqui nós estimulamos as parcerias entre os governos federal, estadual e municipal. Eu tenho certeza que o governador, esteja onde estiver, também está pensando nesse momento. Mas eu queria dedicar o mérito à comunidade, que lutou e acreditou”, disse.

Para o representante da comunitário Dedé do Sindicato, morador da comunidade de Tigipió, “esse momento é muito importante e é uma luta de muitos anos e diversas gestões. As comunidades esperaram e agora já podem tomar um banho com mais dignidade”, comemorou.

Alto Santo

Abrindo as agendas da tarde, a comunidade de Novo Castanhão, em Alto Santo, no Vale do Jaguaribe, teve o início das obras de construção do sistema de abastecimento autorizado. O ato vai garantir água limpa e encanada para 346 famílias, a um investimento de R$ 1.023.198,12.

Nelson Martins, acompanhado do secretário Dedé Teixeira, titular da pasta estadual do Desenvolvimento Agrário; do deputado estadual Antônio Granja; da prefeita de Alto Santo, Íris Gadelha, entre outras autoridades. “Gostaria de registrar que, fora a autorização para o início das obras desse sistema de abastecimento d’água, uma demanda histórica da comunidadde, já havíamos acabado de asfaltar e sinalizar a estrada que dá acesso ao Novo Castanhão”, lembrou o secretário-chefe da Casa Civil.

“Essa é uma conquista nossa, buscada há muitos anos e que agora, junto ao governo Camilo Santana, nós estamos concretizando. É um presente divino, mas também um presente dos nossos gestores, que estão com um olhar voltado para Alto Santo”, lembrou a prefeita.

É com muita emoção que eu falo da felicidade e satisfação de receber essa obra hídrica em Gangorrinha. Era o que nós precisávamos: água de qualidade. Muito obrigado.

Tabuleiro do Norte

O final da tarde de ontem foi marcado pela solenidade de assinatura da ordem de serviço autorizando outro sistema hídrico, desta vez na comunidade de Gangorrinha, em Tabuleiro do Norte, também na região jaguaribana. Ali, a comitiva formada pelos secretários Nelson Martins e Dedé Teixeira; pelo deputado Antônio Granja e autoridades locais, participaram do ato. Trata-se de um investimento de R$ 574.437,58 voltado para a transformação da vida de 208 famílias da comunidade.

Nelson Martins frisou que a região tem recebido atenção por parte do Governo do Ceará. “Fora o benefício da água que estamos autorizando para a comunidade, recentemente foi feita a pavimentação do trecho que sai da sede de Tabuleiro até a comunidade de Olho D’água da Bica. É um trecho de 18 km que passa por dentro da comunidade de Gangorrinha”, lembrou.

O secretário da SDA afirmou que é preciso reconhecimento às lutas travadas para conseguir o benefício do abastecimento de água. “É preciso eu reconhecer isso, como secretário do Desenvolvimento Agrário desde 2015. Estamos desenvolvendo mais de quatrocentos sistemas de abastecimento de água. É um esforço, porque nós precisamos conseguir água de qualidade para a nossa população rural. Esse é o nosso trabalho e um compromisso do nosso governador”, concluiu Dedé Teixeira.

“É com muita emoção que eu falo da felicidade e satisfação de receber essa obra hídrica em Gangorrinha. Era o que nós precisávamos: água de qualidade. Muito obrigado”, disse o vereador e presidente da Associação Comunitária de Gangorrinha, Raimundo da Gangorrinha.