Beberibe recebe investimento em infraestrutura rodoviária do Governo do Ceará

10 de março de 2018 - 10:48 # # # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem
Marcos Studart - Fotógrafo / Governo do Ceará

O município de Beberibe, no Litoral Leste cearense, recebeu, na tarde desta sexta-feira (9), dois investimentos em infraestrutura rodoviária do Governo do Ceará. No primeiro momento foi autorizado o início das obras de pavimentação do acesso da rodovia CE-040 ao distrito de Lagoa de Dentro, com três quilômetros de extensão. Na sequência, foi assinada a ordem de serviço para o início da restauração de 600 metros do trecho que compreende do entroncamento da CE-040 até o distrito de Sucatinga.

Representando o governador Camilo Santana, o secretário Dedé Teixeira, titular da pasta estadual do Desenvolvimento Agrário, destacou a importância do investimento. “O governador Camilo Santana teve a sensibilidade de garantir o recurso para beneficiar essas duas grandes comunidades de Beberibe. Recentemente ele esteve em Beberibe, fazendo o lançamento do grupamento Raio. Na ocasião, ele anunciou essas duas obras que estamos autorizando hoje”, explicou.

“O investimento é de R$ 1,7 milhão, beneficiando mais de três mil famílias e beneficiando muito o turismo de Beberibe, que é um ícone do Litoral Leste do Estado. E ainda existem muitas obras beneficiando o produtor agrícola. Por ser uma cidade grande, com forte apelo turístico, Beberibe tem recebido do governador uma atenção especial”, concluiu o secretário.

Dedé Teixeira participou das solenidades acompanhado de uma comitiva formada pelo prefeito do município, padre Pedro cunha, pelo deputado estadual Sérgio Aguiar; por Salmito Filho, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza; pelo superintendente do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Sérgio Azevedo, e demais autoridades locais.

Para o prefeito, “esse é um momento de felicidade. É um sonho das comunidades sendo realizado. Graças a Deus o governador atendeu aos nossos pedidos”, agradeceu.

Em seu discurso, Salmito Filho deixou claro o motivo do comparecimento ao ato. “Eu estou aqui para agradecer ao governador Camilo Santana, verdadeiro executor dessas obras, que tem honrado os compromissos financeiros e prossegue com os investimentos no Estado, na contramão da economia de tantas capitais do país”, declarou.

“Estamos vivenciando um ato concreto. Hoje, estamos tirando do papel o início de obras tão aguardadas pela população das comunidades de Lagoa de Dentro e Sucatinga”, disse o deputado Sérgio Aguiar.

As obras

O trecho de três quilômetros, que liga o acesso da rodovia CE-040 ao distrito de Lagoa de Dentro, receberá um investimento de R$ 1.248.097,94, referente a serviços preliminares, pavimentação, movimento de terra, revestimento asfáltico, obras d’arte correntes, drenagem, sinalização horizontal e vertical e proteção ambiental. Os recursos são do Tesouro do Estado e do BID.

Já o trecho do entroncamento da CE-040 com o distrito de Sucatinga terá recursos de cerca de R$ 368.476,60 a serem utilizados em serviços preliminares, pavimentação, revestimento asfáltico e sinalização horizontal e vertical. Os recursos também são originários do Tesouro do Estado e do BID. A previsão é de que as duas obras sejam concluídas em 60 dias.

Benefícios à população

José Roque da Silva, de 66 anos, comemorou a realização de um sonho. “Nós temos potencial de produzir coco, castanha, pescado aqui na Lagoa de Dentro. Com esse sonho que nossa comunidade vai realizar, sonho de mais de 30 anos, nós vamos ter uma melhoria na qualidade de vida do povo”, comentou o morador da comunidade da Lagoa de Dentro.

“O acesso das pessoas vai ficar melhor com a restauração do trecho, até para o deslocamento dos moradores, dos estudantes. O acesso dis turistas às nossas praias também vai ser facilitado”, comemorou o estudante Anderson Fonseca, de 26 anos, morador da comunidade de Sucatinga.