Litoral Norte: famílias de Jijoca recebem o benefício do Cartão Mais Infância

9 de janeiro de 2018 - 13:50 # # # #

Wilson Zanini - Gestor de Reportagem
Marcos Studart - Fotógrafo

Na manhã desta terça-feira (9), Jijoca de Jericoacoara, município da região do Litoral Norte cearense, foi palco da reunião técnica do Cartão Mais Infância com as 53 famílias contempladas. O Governo do Ceará foi representado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, acompanhado do prefeito Lindbergh Martins.

“Esse projeto é um reforço mensal de renda que o Governo do Ceará destina para as famílias com baixa renda. Inicialmente vai atender a 48 mil famílias e, até junho deste ano, chegará a 60 mil famílias”, explicou o chefe da Casa Civil. E acrescentou: “Além do valor, os benefícios são programas de acompanhamento das crianças nas creches ou escolas; acompanhamento do pré-natal das mães, ao mesmo tempo em que a prefeitura e o Governo do Ceará atuarão de forma parceira na capacitação dos pais e mães das famílias para que tenham acesso ao mercado de trabalho”, destacou.

Representando a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, a técnica Silvana Simões agradeceu a mobilização. “Desde já agradeço está festa tão bonita. Esse programa está contido num programa maior, que é o Mais Infância. O Cartão tem a proposta de melhorar a vida de famílias que estão precisando e, para que o programa dê certo, é necessário essa parceria com o governo o municipal “, defendeu.

Prefeito de Jijoca, Lindbergh Martins ressaltou a grandeza do projeto para essas famílias. “Esse projeto, lançado pela primeira-dama Onélia Leite de Santana, juntamente com o governador Camilo Santana, proporciona para as famílias que não têm condições um mínimo de assistência. Para quem não tem é muito. Então nós só temos a agradecer ao Governo do Estado”, disse.

Também estiveram presentes o deputado federal José Airton, os deputados estaduais Sérgio Aguiar e Manoel Duca e demais autoridades presentes. O evento aconteceu no Centro de Arte e Cultura do município.

Família beneficiada

Agostinho da Costa, de 30 anos, sente-se feliz com o auxílio. “Realmente é uma coisa que vai ajudar bastante a minha família. Eu não tenho outro ganho, pois só trabalho poucos dias por semana e ainda preciso cuidar da minha filha. É uma ajuda do Governo do Estado, que atende realmente quem está precisando. Então eu agradeço em nome de todas as outras famílias”, comentou o pedreiro.

Cartão Mais Infância

O Cartão Mais Infância é destinado para famílias em situação de extrema vulnerabilidade social com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Além da transferência mensal de R$ 85, a família também conta com acompanhamento pelas equipes de saúde e da assistência social e ainda o acesso preferencial aos programas financiados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza nas áreas de habitação, segurança alimentar, saúde, educação e inclusão produtiva.