Sertão Central: autorizadas as construções de adutora em Pedra Branca e de sistema de abastecimento d’água em Banabuiú

13 de dezembro de 2017 - 12:35 # # # # #

Wilson Zanini -Gestor de Reportagem
Ariel Gomes - Fotógrafo

O investimento na região foi de aproximadamente R$ 1,3 milhão

A Região do Sertão Central cearense teve um dia de investimentos em segurança hídrica, nesta terça-feira (12). O Governo do Ceará autorizou obras nos municípios de Pedra Branca e Banabuiú, nas comunidades de Santa Cruz do Banabuiú e Veneza, respectivamente, somando recursos da ordem de R$ 1,3 milhão.

Em Pedra Branca, de manhã, o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, acompanhado do deputado estadual Carlos Felipe, representou o governador Camilo Santana no ato de assinatura da ordem de serviço para a implantação de um sistema adutor, que beneficiará diretamente cerca de 3 mil pessoas.

A adutora tem uma extensão de 3,2 km e sua obra é acompanhada e fiscalizada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Para a realização da obra foram investidos R$ 725.865,37.

“Secretário, o senhor não sabe a importância de uma adutora dessa nessa região tão seca, tão sofrida. Queremos agradecer ao nosso governador, que foi sensível e hoje nós estamos nessa expectativa boa. Estamos muito satisfeitos e só nos resta dizer muito obrigado”, revelou o prefeito Antônio Góis, sobre a chegada da obra em Pedra Branca.

Para Nelson Martins, assinar uma ordem de serviço para essa localidade é muito significativo. “É uma adutora que já tem três poços perfurados, já tem água garantida. Essa obra vai atender a uma demanda antiga da comunidade. Enquanto no resto do Ceará são seis anos de seca, aqui são oito anos. Então essa obra é muito importante”, defendeu o secretário.

O diretor da Cogerh, João Lúcio, afirmou estar alegre por poder minimizar o sofrimento na região que mais sofre com os anos de estiagem. “Toda semana temos reunião de avaliação de todos os municípios e seus respectivos distritos. Assim, vamos definindo as ações, como implantação de adutoras, perfuração de poços, etc. Nesses três anos de governo Camilo Santana, temos maior programa de perfuração de poços, com quase 4.500 já perfurados”, explicou.

Santa Cruz do Banabuiú

O distrito de Santa Cruz do Banabuiú situa-se na bacia hidrográfica do Banabuiú, localizado na porção oeste do Estado, vinculado ao município de Pedra Branca. O local encontra-se em estado de seca extrema, segundo dados recentes da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme). Em abril deste ano, o governador Camilo Santana havia decretado estado de emergência na região.

Ainda de manhã, o secretário Nelson e comitiva realizaram visitas aos poços perfurados, em Pedra Branca.

A tarde foi a vez do municipio de Banabuiú receber a comitiva para autorizar a implantação de um sistema de abastecimento d’água com adutora, reservatório, tratamento, rede de distribuição e ligações domiciliares hidrometradas, mais uma vez representada na pessoa do secretário Nelson Martins. As obras, orçadas em R$ 606.886,50, beneficiam 59 famílias da comunidade de Veneza.

Na ocasião, Nelson Martins falou sobre o ganho da comunidade. “Na verdade, essa obra já está com 60% de execução. Eu creio que dentro de dois meses a comunidade já terá água tratada e na torneira. Isso representa qualidade de vida. É grande avanço para as pessoas”, disse.

Martins referenciou ainda o empréstimo aprovado na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (12), de € 50 milhões, para dar continuidade ao programa SISAR (Sistema de Saneamento Rural). “Todas as obras de abastecimento d’água são feitas em parceria com associações, formando-se uma grande federação, o SISAR, que ajuda na capacitação e manutenção dos sistemas”, explicou.

Presente na solenidade, o secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho, destacou a atenção do Governo do Ceará com o município de Banabuiú. “Semana passada estivemos aqui, na comunidade de Jurema, inaugurando um sistema de água. Há oito meses tivemos a adutora da Barra do Sitiá. E hoje autorizamos mais um sistema para o município, desta vez na comunidade de Veneza. Percebam a importância que os moradores de Banabuiú têm para o governo Camilo Santana”, exclamou.

O prefeito Edinho agradeceu a atenção do governo. “O governador Camilo muito tem feito pelo Banabuiú. E essa obra de hoje é muito importante para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Nós somos agradecidos e solidários ao governador”, afirmou.

População beneficiada

Atendido pelo sistema de água, o agricultor Gildemar Cavalcante, de 46 anos reconhece a conquista. “Eu penso que vai mudar muita coisa pra nós, com esse sistema. Antes era um sacrifício, a gente tinha que pagar o pipa ou ia para o cacimbão pegar água. Agora vai ter na torneira”, comemorou.