Governo do Ceará autoriza construção de adutora que abastecerá distrito de Santa Cruz do Banabuiú

11 de dezembro de 2017 - 14:19 # # #

Cogerh é responsável pela obra que beneficiará cerca de três mil cearenses numa das regiões mais castigadas pela seca no Estado

O secretário da Casa Civil, Nelson Martins, assina, nesta terça-feira (12), a Ordem de Serviço para construção de adutora no distrito de Santa Cruz do Banabuiú, no município de Pedra Branca. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) executará a obra que fica numa das áreas mais afetadas pela seca que se prolonga desde 2012 no Ceará. A intervenção vai beneficiar aproximadamente 3 mil moradores da localidade.

Com 3,2 km de extensão, o esquema adutor proposto para Santa Cruz do Banabuiú capta água de três poços na região de Sítios Grossos e a transporta até a Estação de Tratamento de Santa Cruz do Banabuiú. O diâmetro da tubulação é de 100 mm. “Os poços possuem uma vazão de aproximadamente 5,7 l/s”, detalha o engenheiro da Cogerh, Antônio Bortolin.

A adutora garantirá o abastecimento humano na localidade. “É a primeira vez que as famílias de Santa Cruz do Banabuiú terão aǵua tão próxima. A Cogerh está trabalhando para que a água chegue a essa comunidade, bem como a outras regiões do estado”, destaca João Lúcio Farias, presidente da Cogerh.

Serão investidos cerca de 725 mil reais em benefício das famílias moradoras do distrito pertencente a Pedra Branca. A previsão é de que a obra fique pronta 90 dias após a assinatura da Ordem de Serviço.

Santa Cruz do Banabuiú

O distrito de Santa Cruz do Banabuiú situa-se na bacia hidrogŕafica do Banabuiú, localizado na porção oeste do estado do Ceará, vinculado ao município de Pedra Branca. O local encontra-se em estado de seca extrema, segundo dados recentes da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme). Em abril deste ano, o governador Camilo Santana havia decretado estado de emergência na região.

Serviço:

Governo do Ceará autoriza construção de adutora que abastecerá distrito de Santa Cruz do Banabuiú
Data: 12.12.2017
Hora: 9h
Local: distrito de Santa Cruz do Banabuiú – Pedra Branca/CE